Roupas de academia e de treino são mágicas: elas nos ajudam a nos movimentar melhor e dar tudo de nós no esporte. Os tecidos evoluíram muito, com fibras sintéticas como nylon, Lycra, poliéster e poliamida são ótimos para facilitar os movimentos, secar rapidamente, dissipar o calor e oferecer compressão sem apertar. Mas como lavar roupas de academia para manter essas propriedades técnicas?
>> Siga a Go Outside no Instagram
Como peças de qualidade costumam ser caras, vale a pena lavar com carinho para esticar ao máximo a vida útil delas. Conversamos com Heidi Dale Allen, vice-presidente de marketing at da Nikwax North America, que fabrica produtos de limpeza, impermeabilização e manutenção de equipamentos outdoor.
Ela deu três dicas básicas para manter suas roupas perfeitas e sem pegar cheiro. “Como são peças que precisam dar conta de um alto nível de atividade, elas precisam estar bem cuidadas. Se a roupa não faz o que deveria, pode afetar sua performance”, diz.
Como lavar roupas de academia: cheiro
O grande defeito dos tecidos sintéticos é que eles podem pegar cheiro. Principalmente o poliéster, a mais comum das fibras esportivas, pela excelente capacidade de puxar a umidade. A mesma propriedade faz com que ele retenha os óleos corporais que fazem com que o suor fique com um cheiro desagradável.
+ O sol pode desinfetar suas roupas? Veja a resposta!
+ Como tirar cheiro ruim das roupas esportivas
É justamente por isso que a lã de merino está ganhando terreno nas roupas para treino intenso. Sua resistência natural a pegar cheiro permite que peças com este material sejam usadas mais de uma vez sem lavar. Use um detergente específico para merino, ou um sabão líquido neutro de lavar roupas. “O ideal é lavar e secar merino em baixas temperaduras, para evitar que encolha”, diz Allen. “Outra dica que aprendi na prática: não lave suas peças de merino com outras que têm partes metálicas, como zíper, para evitar microfuros.”
Se você só vai lavar peças sintéticas, Allen recomenda lavá-las logo depois do uso, para eliminar rapidamente as bactérias que se alimentam do suor e causam o mau cheiro. De preferência, no mesmo dia em que forem usadas.
Não use amaciante
No meio de um treino puxado, ou durante a sessão de hot yoga em um dia abafado, certamente a função mais importante do seu equipamento é dissipar o calor e resfriar a pele levando a umidade do suor para longe, fazendo-a evaporar. Tecidos sintéticos fazem isso muito bem.
O amaciante, contudo, pode alterar essa propriedade. “Os amaciantes tendem a formar uma película nas fibras, que impede que a umidade da pele evapore”, diz Allen.
Um sabão comum costuma ser o suficiente para a maioria das roupas, mas para eliminar odores e melhorar a respirabilidade, você pode usar um sabão específico para isso. No Brasil, algumas marcas lançaram produtos com esse perfil, como o Omo Sports e Daxx Higi Sport Lava Roupas Esportivas.
Como lavar roupas de academia: use água fria
O elástico que compõe as malhas usadas nas roupas esportivas dão a elasticidade que elas entregam. E permitem que elas voltem ao tamanho normal depois do uso. Essa elasticidade tende a ir se desgastando com o uso das peças. Mas de acordo com a especialistas, “tomar cuidado com a temperatura de lavagem ajuda a aumentar a vida útil dos tecidos”.
Se precisar usar a secadora, é possível, com bastante cuidado. Confira as instruções de lavagem na etiqueta. A maioria das roupas sintéticas tolera bem baixa e média temperatura. A opção mais sustentável e amiga das roupas é o bom e velho varal. “Uma das vantagens das roupas de academia é que elas secam super rápido, então é só estender que elas secam rapidinho.”