Um leãozinho de sete meses acaba de chegar ao Zoológico de Guarulhos. Depois de meses de preparativos, Madiba, um macho de cerca de 45 kg, foi recebido em seu novo ambiente, um recinto ambientado de 500 m² recentemente ampliado e reformado. O filhote de leão chega ao zoológico a poucos dias da reabertura para visitantes, depois de meses fechado pela pandemia.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Nascido na África do Sul, ele é cria de Erinde, vinda da do zoo de Gaia, na Holanda, e de Iduma, nascido no Lory Park Zoo, África do Sul. Madiba representa um passo a mais para o revigoramento genético da população cativa de leões. A espécie figura na lista vermelha da União Internacional para Conservação na Natureza.
Rejeitado ela mãe, Madiba foi criado na mamadeira e está bem acostumado com a presença de humanos – o filhote chega a pedir carinho a quem se aproxima. Ele pareceu bem à vontade na nova casa; deitou-se na área próxima à parede de vidro pela qual era observado pelos veterinários e biólogos do parque.
+ Leões tirem sonecas em estradas vazias por quarentena, na África
+ Conheça White King, o primeiro leão branco nascido na Espanha
“A chegada de Madiba coincide com a realização de um sonho, que era a reforma e ampliação do recinto dos leões, que triplicou de tamanho. Foi uma pena que Nero e Maia (casal de leões que faleceu recentemente) não tenham tido tempo de aproveitar a nova casa. Mas temos a certeza de que Madiba será muito feliz aqui. Estamos muito felizes e orgulhosos de poder contribuir com a preservação dos leões. Continuamos em tratativas junto a outros zoos para trazermos uma companhia para ele”, revela Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.
Reabertura do zoológico
O zoo de Guarulhos deve reabrir em 1º de setembro, com muitas novidades para os visitantes. Além do filhote de leão chega ao zoológico, há dois filhotes de onça-parda e Glória, um filho de lobo-guará. Nascida no parque, ela ainda é muito pequena para ser apresentada ao público. Uma das onças-pardas foi encontrada pela Polícia Militar em uma usina abandonada na cidade de Guaíra, a 432 km de São Paulo. A outra foi encontrada com apenas 45 dias de vida em uma fazenda em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo.
Nas áreas para visitantes, o parque recebeu grafites do artista guarulhense Elvis Mourão e teve os banheiros reformados. O zoo terá limitação de público de 500 visitantes por dia, que correspondem a 40% da capacidade total. Além de totem com álcool gel na entrada, haverá controle de temperatura e obrigatoriedade de máscara.