Entre São Paulo e Campinas, a cidade de Itupeva já era um destino querido dos mountain bikers paulistas. Inclusive, lá é realizada uma das principais provas do mountain bike nacional. O MTB 12 horas acontece no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, nas trilhas Shopping Serrazul. De acordo com a prefeitura, a cidade – que fica a 73 km da capital – recebe semanalmente mais de 3 mil ciclistas. Por que não investir em cicloturismo em Itupeva, para aumentar e qualificar ainda mais este público?
+ Nova rota de cicloturismo vai conectar oito países na Europa
+ De bike até o Uruguai: veja o roteiro completo
Com isso, nasceu a “Rota de Cicloturismo” da cidade, com 210 km de trajeto e, inicialmente, com sete circuitos. Os roteiros são o do Limoeiro (42 km), Dez Fazendas (54 km), Caminho do Amor (22 km), Lagoa Grande (17 km), Fácil (11 km), Beira Rio (22 km) e Fantasma (41 km). Um mapa com circuito e altimetria das trilhas pode ser baixado a partir do site da prefeitura.
Com o mapeamento é possível contemplar o itinerário, a distância percorrida, o tempo previsto, grau de dificuldade e ganho de elevação. Além disso, há placas indicativas sinalizando os roteiros autoguiados, e mapa de localização.
“Esta rota tem o objetivo de contribuir diretamente para a prática da modalidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores, além de impulsionar o turismo local”, destacou o prefeito Marcão Marchi.
Cicloturismo em Itupeva: natureza e história
A região permite unir pedal e cultura. “Um lugar perfeito para a prática na modalidade mountain bike contemplativa, aquela que o ciclista não quer competir, mas se exercitar e apreciar o verde e as paisagens rurais”, comenta a secretária de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan.
Passando por zonas rurais, o cicloturismo em Itupeva corta fazendas e plantações como as de uvas niágara. Por ser uma região bastante quente, leve bastante água e um lanche leve para comer. Ainda que os percursos sejam curtos, o sol pode castigar e é conveniente não depender de pontos de reabastecimento. Aproveite para desbravar também a rota das frutas, pontos turísticos e históricos. A região tem muitas atrações históricas do tempo do café, perfeitas para programar um almoço pós-pedal e esticar o passeio em família.