Começa esta semana reabertura do Parque Nacional do Itatiaia

reabertura gradual do Parque Nacional do Itatiaia
Imagem Shutterstock

O Parque Nacional do Itatiaia, na região sul do estado do Rio de Janeiro, está começando uma reabertura gradual para visitantes esta semana, a partir da quarta-feira (5). Como muitos outros parques nacionais, o Itatiaia ficou fechado por quase cinco meses fechado devido à pandemia de covid-19.

A abertura será feita de forma gradual e, neste primeiro momento, será permitido o acesso apenas à parte baixa do parque, de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h, cujos principais atrativos são trilhas na mata e cachoeiras.

+ Parque Nacional do Itatiaia exige “shit tube” para travessias
+ Veja o Itaiaia em 360º

O uso de máscaras será obrigatório durante a permanência no local, assim como manter a distância de dois metros entre uma pessoa e outra. Será permitida a entrada de, no máximo, 150 visitantes por vez, com grupos restritos a até seis pessoas.

Excursões seguem proibidas neste momento, assim como a entrada de ônibus e vans fretadas. Os banheiros estão abertos, mas o centro de visitantes e os bebedouros continuam fechados. O acesso a lagos, cachoeiras e mirantes também terá restrição quanto ao número de pessoas, que varia de seis a 40 por vez, dependendo da atração. É possível obter mais informações no site do parque. A reabertura do Parque Nacional do Itatiaia será em duas fases, com um protocolo detalhado neste link.

A fase dois será um pouco mais permissiva, com abertura de mais atrativos, e permissão para uso de várias estruturas readaptadas para o “novo normal”. As fases podem se alternar em função das condições de saúde pública ocasionadas pela pandemia. O prazo de vigência do protocolo é indeterminado.

Por enquanto, atrações da parte alta, como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras e a Cachoeira de Aiuruoca, além do camping, continuam fechados. Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937.