Fabio Jakobsen está em coma induzido e em situação estável depois de uma colisão no Giro da Polônia, ontem (5). Ele precisou passar por uma cirurgia facial por causa da queda em alta velocidade.
>> Siga a Go Outside no Instagram
O ciclista da Deceuninck-Quick Step estava ultrapassando o também holandês Dylan Groenewegen, da Jumbo-Visma. Para evitar a ultrapassagem, Groenewegen o fechou e empurrou contra as barreiras, como mostra o vídeo abaixo. O comportamento de Groenewegen infringe os regulamentos.
Groenewegen foi desqualificado e será investigado pela UCI pelo comportamento que resultou na hospitalização de Fabio Jakobsen. O diretor da Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevre, postou declarações bastante duras no Twitter: “Deve ser preso. Vou entrar na justiça. Este tipo de atitude deve ser banida do ciclismo. Foi um ato criminoso, senhor Groenewegen”.
Fabio Jakobsen foi levado de helicóptero para um hospital em Katowice, onde ocorreu a primeira etapa do giro polonês, imediatamente após o acidente. Testes mostraram que felizmente ele não sofreu danos cerebrais nem na espinha, mas o ciclista de 23 anos sofreu lesões graves e está em condição séria.
+ Manifesto do ciclismo urbano
+ Com polêmica, UCI divulga calendário pós-coronavírus
Nesta quinta-feira, a equipe anunciou que ele precisou fazer cirurgia facial durante a madrugada. O comunicado dizia que “sua situação é estável no momento e os médicos devem acordar Fabio em breve”.
A médica da prova Barbara Jerschina comentou na quarta-feira à noite: “A condição dele é muito grave, com risco de vida”. Ele perdeu muito sangue no acidente.
O mundo do ciclismo está indignado com a ação de Groenewegen. Também está em debate o tipo de percurso escolhido para a chegada, com uma descida e a segurança das barreiras.
Ano passado, também em 5 de agosto, o ciclista de 22 anos Bjorg Lambrecht da Lotto-Soudal morreu na mesma corrida ao bater em uma barreira de concreto no terceiro estágio da prova.
Ciclistas e equipes se pronunciaram desejando melhoras para Jakobsen, um dos sprinters mais jovens e talentosos do pelotão.
Além de Jakobsen, um fotógrafo e um juiz se envolveram no acidente conforme ele voou sobre as barreiras.