Cientistas acabam de revelar um dos mistérios ao redor das místicas pedras de Stonehenge. Publicado na última quarta-feira (30), o estudo revela a origem das pedras de Stonehenge. Os totens de arenito do monumento de 4.500 anos vieram de um lugar há cerca de 25 km de distância, chamado West Woods.
>> Siga a Go Outside no Instagram
O estudo foi feito a partir de um pedaço de uma das pedras, extraído durante um trabalho de conservação no final da década de 1950 quando barras de metal foram inseridas para estabilizar um megalítico rachado. A amostra foi dada como uma lembrança a um homem chamado Robert Phillips, que trabalhava para a empresa envolvida no trabalho de conservação e estava no local durante a perfuração. A partir do estudo desta amostra, foi possível concluir que 50 das 52 pedras sarsen em Stonehenge provavelmente eram de West Woods.
Transporte ainda é mistério
Ainda é um mistério como os construtores de Stonehenge levaram as pedras de seu local de origem por cerca de 25 km até Salisbury Plain. Próximas pesquisas devem investigar os pontos de extração das pedras de sarsen nas florestas da região, o que pode revelar mais descobertas de como as pessoas construíram Stonehenge.
+ Um novo e enorme círculo pré-histórico foi descoberto perto de Stonehenge
+ Tour virtual por Maeshowe
“Foi um gesto enorme, planejado e deliberado”, disse David Nash, professor de geografia na Universidade de Brighton, que liderou a pesquisa, ao The Guardian. “Deve ter sido um enorme compromisso, que me fez ver a escala e o foco que foram necessários.”
Origem das pedras de Stonehenge: geoquímica
Os pesquisadores analisaram fragmentos da amostra para estabelecer a impressão digital geoquímica do sarsen do qual ela foi tirada. Essa impressão digital combinava com o arenito ainda em West Woods e todos, exceto dois dos Stonehenge sarsens. Foram analisadas amostras de sarsens de de 20 lugares diferentes na Inglaterra. Até mesmo Nash se surpreendeu com o resultado, porque a princípio a ideia do estudo era eliminar as amostras que combinassem geoquimicamente com Stonehenge.
Fica ainda o mistério de porque duas das 52 pedras não aparentam ter origem em West Woods. Uma possibilidade é que tenham sido trazidas por uma outra comunidade, que as trouxe de outra região.
Cada pedra pesa cerca de 20 toneladas e tem cerca de 7 metros de altura. As 15 pedras sarsen de Stonehenge compõe a parte em forma de ferradura, o círculo externo, a pedra sacrificial. A origem das pedras azuis menores de Stonehenge é Pembrokeshire, no País de Gales, a 250 km, provavelmente porque os construtores de Stonehenge teriam algum tipo de conexão sagrada com o lugar, West Woods parece ter sido escolhido por ser relativamente mais prático.