Talvez você já tenha dado uma espiadinha na nova Tarmac SL7. Cansada de ser furada a cada lançamento, a marca resolveu ela mesma vazar o lançamento semana passada no próprio aplicativo, o Ride, o que funcionou para gerar curiosidade. A “palhinha” foi em realidade aumentada, com a bike aparecendo bem na sala da sua casa.
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A promessa da Specialized para a Tarmac SL7 é melhorar ao mesmo tempo aerodinâmica, leveza e rigidez, colocando-a como o modelo top de linha nas bicicletas de estrada aerodinâmicas. Segundo o diretor de produto da Specialized, Cameron Piper, os ajustes de projeto da SL7 tentaram manter a velocidade da Venge – que saiu de linha – sem perder a boa resposta em subidas característica da SL6. Em termos de peso, realmente o lançamento é admirável: os 6,7 kg no tamanho 56 são o peso mínimo permitido pela UCI.
Ela chega ao mercado brasileiro em julho por R$ 92.999, seja com Shimano Dura Ace 9100 11 v (c/ medidor potência) 52/36 – 11-30 ou SRAM Red eTap AXS 12 v (c/ medidor potência) 48/35 – 10-33.
Mais em conta, a Tarmac SL7 Expert vem com rodas Rapide C38, grupo Shimano Ultegra 11 v 8000 e sai por R$ 47.999 – disponível a partir de agosto. Chegando em setembro, a SL7 PRO UDI2 tem Ultegra Di2 11 v 8050 e rodas Rapide CL e o guidão Aerofly II, por R$ 59.999.
Redução de peso
O quadro da SL6 S-Works pesa 800 gramas, já com a pintura, com área de superfície do quadro reduzida e tubulação mais fina. Os tubos FreeFoil foram usados também no canote, rabeiras superiores, testa do quadro e do garfo. Segundo a Specialized, a bike está 45 segundos mais rápida que a Tarmac SL6 em 40km. Como na Venge, o cabeamento é totalmente interno, inclusive a entrada dos cabos e roteamento, sendo esta uma grande diferença da SL6.
Com o mesmo design, as variações de peso dos quadros fica por conta da fibra usada. A SL7 é construída laminação FACT 12r para chegar num peso de quadro pintado de 800gr (nas cores mais leves). O quadro Tarmac SL7 Pro e Expert usam a laminação de carbono FACT 10r e têm um peso de 920 gr. Já o quadro Tarmac SL7 Pro UDi2 pesa 7,3 Kg e a Tarmac SL7 Expert UDi2 pesa 7,65 Kg, sempre no tamanho 56.
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A Tarmac já vinha com um posicionamento de ótimos resultados nos Grand Tours. No Tour de France de 2019, que teve o maior acumulado positivo das últimas oito edições (52.856 metros) a Tarmac foi a bike usada pelos vencedores de 14 etapas. Na 17ª etapa da Vuelta 2019 foi batido o record de velocidade média da história UCI numa etapa superior a 200 km – 50,63 km/h.
Tarmac SL7: Rigidez
Os primeiros protótipos focaram em redução de material extrema, dando forma ao quadro e chegando a um peso 20% mais leve que a meta. A partir daí, a Specialized trabalhou na rigidez, aumentando as camadas de carbono em pontos estratégicos. Para isso, usou a Análise de Elementos Finitos (FEA) para saber exatamente onde e quanto aplicar de manta de carbono para manter o peso o mais baixo possível sem comprometer a rigidez.
Como outras linhas da Specialized, ela foi feita com a filosofia Rider First Engineered, uma abordagem na construção dos quadros que mantém as características e performance do modelo nas variações de tamanho.
Peças e configuração da Tarmac SL7
A Tarmac herdou o guidão Aerofly II da Venge e a mesa da SL7 tem 45 gramas de peso a menos, sem afetar a compatibilidade com a maioria das outras opções de guidão disponíveis no mercado. A mesa tem suporte de Ciclocomputador integrado compatível Wahoo, Garmin, Polar, Cateye e Bryton. À parte, a Specialized oferece suporte para GoPro, luzes Flux e Stix.
As novas rodas Roval Rapide CLX têm perfis de aro dianteiro e traseiro distintos com menos arrasto aerodinâmico que a maior parte das rodas de 65 mm de perfil, de acordo com a Specialized. Elas vem com os pneus clincher S-Works Turbo Cotton 26mm, feitos com composto Gripton sobre uma carcaça em algodão com 320 tpi, que pesa apenas somente 220 gramas já com a proteção anti-furo BlackBelt. O quadro tolera pneus até 32mm, em aros de 21mm.
A Tarmac SL7 só é compatível com freios de disco hidráulicos. Todos os modelos poderão ser montados com transmissões mecânicas ou eletrônicas.
Coleção Sagan
Não bastando ter feito umas das máquinas de estrada mais poderosas do ciclismo dos últimos tempos, a Specialized continua investindo em criar objetos de desejo. A Coleção Sagan é uma série especial de 300 unidades com gráficos vibrantes em preto e dourado.