Retomada dos esportes ao ar livre: Maceió faz pesquisa com atletas por protocolo

retomada esportes ao ar livre
Maxwell Monteiro/ Secom Maceió

Em Maceió, a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel) iniciou, na última quarta-feira (22), uma pesquisa com praticantes sobre a retomada esportes ao ar livre. O objetivo é o planejamento de um protocolo sanitário para a retomada das atividades.

>> Siga a Go Outside no Instagram

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é parte de um diálogo já em andamento com entidades e associações esportivas sobre a retomada pós-Covid. Para acessar o documento, o cidadão pode usar esse link.

Retomada esportes ao ar livre

A iniciativa chama a atenção por tentar organizar melhor a reabertura em um momento em que outras grandes cidades têm tido problemas em evitar aglomerações e confusão. Em São Paulo, a reabertura da ciclofaixa de lazer teve pouca adesão ao uso de máscaras e muitos pontos de aglomeração. Além disso, na primeira semana de reabertura dos parques, as 70 unidades da cidade receberam 128.114 pessoas. Os cinco parques mais visitados foram: Ibirapuera (42.452), Carmo (9.197), Luz (8.848) Aclimação (8.562) e Independência (6.857).

+ Como pedalar com segurança durante a pandemia

+ Under Armour desenvolve máscara de alto desempenho para atletas

Em Maceió, a ideia da pesquisa surgiu na reunião do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. O Conselho entendeu que antes de determinar qualquer tipo de medida, é necessário entender o que a população maceioense acha sobre a retomada das atividades de esporte e lazer e o retorno de eventos esportivos de uma maneira geral, disse Lucas Pontes, secretário-adjunto da pasta.

+ Veja o protocolo de segurança para corridas durante a pandemia

Por videoconferência, presidentes de federações, associações e representantes de entidades ligadas ao segmento opinaram sobre o retorno das atividades. Além disso,  apresentaram as contribuições sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas.

No geral, a tendência tem sido orientar a população a manter as regras de distanciamento social, com no mínimo um metro de distância de outros praticantes. Outras medidas são proibir o uso de objetos compartilhados, higienização constante de objetos e acessórios esportivos, e orientar os atletas a trazerem seus próprios sistemas de hidratação.