Um incêndio na Serra Fina, que faz parte da Serra da Mantiqueira, tem mobilizado as equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar nesta sexta-feira (17). Além dos bombeiros, vários brigadistas voluntários auxiliam a operação. O fogo atingiu a Pedra da Mina, considerado o quarto pico mais alto do Brasil e o mais alto do estado de São Paulo. Os focos seguem se alastrando em alta velocidade.
>> Siga a Go Outside no Instagram
A Serra Fina atravessa os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O fogo começou no território mineiro e, no início da manhã de sexta-feira, atingiu a área paulista. Foi instalado um Posto de Comando do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro (SP) e, de lá, os bombeiros estão sendo transportados no helicóptero Águia até a região do incêndio. O acesso por terra leva cerca de dois dias de caminhada.
De acordo com os bombeiros, as equipes que trabalham desde sexta obtiveram sucesso em extinguir o incêndio em torno do acampamento. Cerca de 60 bombeiros militares foram escalados para atuar no combate ao incêndio neste sábado, além de um helicóptero Águia e outro destinado ao transporte da tropa.
Incêndio na Serra Fina: apoio aéreo
De acordo com uma brigadista, uma demanda urgente para o momento seria a liberação de um avião da FAB que consiga jogar centenas de litros de água nas áreas críticas, reduzindo o tempo de contenção do incêndio e diminuindo o estrago causado na montanha. “A linha do fogo já tem alguns quilômetros de extensão através da montanha e avança numa velocidade impressionante”, diz a voluntária Karine Variane Angelini.
Além de bombeiros, muitos brigadistas voluntários estão somando esforços para tentar conter o incêndio, maior do que em anos anteriores. Os voluntários estão trabalhando no apoio logístico, transportando equipamentos, abrigos e suplementos para os brigadistas. De acordo com o Alta Montanha, voluntários informaram que os principais focos de incêndio estão concentrados no alto do Enganador e nas bases das montanhas Tartarugão e Pedra da Mina, no vale da Cachoeira Vermelha.
+ Incêndio próximo a Chernobyl pode contaminar Kiev
+ Coalas feridos nos incêndios na Austrália voltam à Natureza
A origem do incêndio ainda é desconhecida, embora moradores locais tenham avistado balões pouco antes do incidente. Este ano a temporada está particularmente seca na Mantiqueira, o que favorece a propagação do fogo. Vale lembrar que fazer fogueiras em áreas de proteção ambiental é proibido por lei, assim como soltar balões é um crime ambiental (Lei nº 9.605/98).
Os bombeiros estão se revezando em turnos e trabalhando sem pausa na contenção do fogo. O Comando de Aviação da Polícia Militar alocará dois helicópteros em tempo integral para apoio ao Corpo de Bombeiros.