Paranoia de higiene? Hotel testa superlimpeza pós-coronavírus

paranoia de higiene
Imagem: divulgação

 

Em muitos lugares, a pandemia está sob controle. Inclusive alguns países que dependem do turismo se preparam para o primeiro verão no “novo normal”. Mas como será usar um quarto de hotel em tempos de coronavírus? Este hotel na Espanha está investindo numa rotina de ultra higiene para testar novos protocolos. Será que suas próximas férias são no estilo paranoia de higiene?

>> Siga a Go Outside no Instagram

No RIU Concordia, na ilha de Mallorca, para entrar no salão de café da manhã, sua temperatura é checada. Antes do primeiro gole de café, você já está usando máscara, luvas e já passou álcool gel. 

Teste: turistas alemães

Este hotel foi escolhido para um programa piloto que irá testar que precauções são mais efetivas na reabertura do turismo na Espanha. Cerca de 11.000 turistas alemães serão os primeiros visitantes. A rede RIU investiu pesado em novos protocolos. 

No hall do hotel, você só entra se sensores de temperatura não detectarem nenhuma alteração que possa ser febre. Se algo estiver errado, uma luz vermelha dispara. 

“Vamos ser um exemplo para o mundo inteiro. Um exemplo positivo”, disse o diretor do hotel, Sergio Navarro, à CNN. “Estamos muito confiantes com o que temos a oferecer. As pessoas estão fazendo um esforço fantástico até agora, e os hóspedes também estão colaborando.”

+ Fotos de lugares turísticos antes e durante a pandemia
+ É seguro viajar para acampar durante a pandemia?
Podem acontecer uns sustos. Como você engasgar com o café se o alarme de detecção da febre dispara. Será que alguém doente tentou furar o bloqueio? Mas como se fosse um teste de incêndio, ele rapidamente desliga. 

Os talheres são embalados individualmente e cada hóspede é constantemente lembrado por placas e avisos de que deve manter o distanciamento social – pelo menos dois metros – dos outros hóspedes. 

O acesso ao buffet é controlado e o fluxo é organizado. Os hóspedes não pode mais dar uma olhada em tudo e escolher o que querem. Só é possível seguir uma ordem pré-determinada, com setas no chão indicando a direção autorizada, para evitar esbarrões e pessoas andando em direções contrárias. Os atendentes e garçons parecem quase uma equipe médica, com luvas, máscaras e aventais.

Paranoia de higiene: férias com álcool gel

Os hóspedes são estimulados pela equipe do hotel a limpar as mãos com álcool gel o tempo todo. Foram instalados distribuidores de álcool gel nos corredores, halls, áreas de lazer e elevadores. O número de clientes máximo mudou, para evitar lotação. 

O excesso de cuidado é super compreensível. O turismo desabou durante a pandemia e é preciso ganhar de novo a confiança dos viajantes de que é seguro viajar em grupos e se hospedar em hoteis. 

De acordo com a operadora de turismo TUI, os primeiros pacotes de verão para Mallorca pós-pandemia esgotaram em 36 horas. 

Nos corredores do hotel, funcionários limpam e desinfetam tudo incessantemente. Não só o chão, mas todas as superfícies de contato, como maçanetas e balcões tomam banho de álcool e desinfetante. Mas a superlimpeza constante não parece estar afetando o clima de férias de verão entre os hóspedes.  

Para quem ficou fechado em uma longa quarentena com pouco sol, praticamente sem movimento e sem ver ninguém, as novas medidas são o de menos. Ainda que com máscaras, luvas, muito álcool gel e distanciamento social, férias são férias.