Conheça a prancha feita de lixo com copinhos de café descartáveis

prancha feita de lixo
Imagem Anna Wilder Burns

Uma prancha feita de lixo, para trazer à tona um questionamento profundo. “Recycled to Ride” apresenta Korey Nolan, um surfista de New Hampshire e artesão de pranchas. Nolan conseguiu unir se amor pelo surf à sua paixão pelo ativismo ambiental. Ao criar pranchas de surf sustentáveis e criativas, ele espera ser capaz de inspirar as pessoas a mudarem.

Nolan se tornou conhecido pelas pranchas feitas de lixo reciclado e material de pesca descartado. Para fazer uma prancha, ele recolheu 1.000 copinhos de isopor de café da Dunkin Donuts.

>> Siga a Go Outside no Instagram

“Até onde eu sei, são vendidos 30 copos de café por segundo no mundo. Considerando a prancha que eu desenvolvi e presumindo que são mais ou menos 1.000 copinhos por prancha, eu teria material para fazer uma prancha a cada 23,3 segundos”, disse Nolan em uma entrevista. É muito material descartável que provavelmente jamais será reciclado. Certamente um modelo de consumo insustentável.

Os copinhos térmicos são feitos de poliestireno expansível ou EPS – o nome técnico do que chamamos de isopor. “O EPS também é uma matéria-prima comum para pranchas”, afirma Nolan. “Neste ponto, ficou claro para mim que estes copinhos poderiam ser uma base de flutuação efetiva e valiosa para uma prancha de surf.”

+ 6 maneiras simples de produzir menos lixo
+ Um mar de plástico na República Dominicana

De qualquer modo, são muitos copinhos. O isopor é um produto tóxico feito de combustíveis fósseis. Em outras palavras, uma das principais fontes de gases do efeito estufa e causadores de mudanças climáticas. Com a diferença que em uma prancha, o isopor tem uma longa vida útil. Já num copinho de café sua utilidade dura segundos, enquanto o descarte poluente dura séculos na natureza. A prancha feita de lixo de Nolan é um lembrete claro de que o conceito de “praticidade” é prejudicial para o planeta.

O surfista espera que ver as pranchas no lineup nas praias locais ajude a criar consciência sobre a necessidade de proteger os ecossistemas para continuarmos fazendo o que mais amamos outdoor.