Escaladora francesa de 16 anos sofre queda e morre em aproximação

escaladora francesa
Foto reprodução @iliann_cherif

Em 14 de junho, campeã de escala francesa Luce Douady, de apenas 16 anos, perdeu a vida em um acidente indo escalar. A caminho de uma falésia em Grenoble, ela estava com amigos, na aproximação de Le Luisset/St Pancrasse, quando escorregou e caiu em um trecho exposto. A escaladora francesa começou a escalar com o pai, ainda quando era criança. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

Em 2019 Luce venceu os juvenis de boulder em Arco e ficou em terceiro lugar em guiada, e terminou em terceiro em guiada Edimburgo, em Setembro. Em junho do ano passado, aos 15 anos, ela ficou em quinto lugar na Copa do Mundo de Vail. 

Escaladora francesa era “o futuro da escalada”

Mês passado, ela mandou um 10a brasileiro quando o lockdown foi suspenso na França. De acordo com o site Grimper.com, o próximo projeto dela seria a via Mister Hyde, um 11b em Céüse. O site a havia chamado já de “o futuro da escalada”.

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) comentou o acidente. “É com tristeza que a IFSC ficou sabendo da trágica perda da escaladora francesa Luce Douady, aos 16 anos. Luce era uma atleta jovem, brilhante e talentosa que venceu seu primeiro título no juvenil do Campeonato Mundial de Escalada ano passado em Arco (Itália), no qual ela ficou em terceiro lugar pela primeira vez na guiada e subiu no pódio do evento de Boulder do Juvenil A. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por luce (@luce_douady) em 18 de Mai, 2020 às 11:43 PDT

 Também em 2019, Luce fez sua primeira aparição no circuito da Copa do Mundo de Boulder do IFSC, estreando com um fantástico quinto lugar em Vail (EUA), ao terminar em 20º no Campeonato Mundial de Hachioji (Japão) de 2019 e participando de duas provas de guiada da Copa do Mundo em Chamonix (França) e Inzai (Japão). Os pensamentos e orações do IFSC estão com a família e amigos de Luce neste momento trágico.”