Um grupo de amigos ficou perdido após invadir e acampar no Parque Estadual Restinga de Bertioga, no litoral de São Paulo. O resgate foi feito a partir de uma grande operação realizada por equipes do Corpo de Bombeiros. Os jovens foram encontrados cansados, sem comida e água potável, depois de 24 horas perdidos, de acordo com a corporação.
O grupo, que acionou o resgate pelo telefone de emergência 193, foi encontrado cerca de seis quilômetros no interior da mata, por volta das 17h do domingo (14). A corporação orientou o grupo a manter a calma e procuram um local seguro para aguardar o resgate. No parque, duas mulheres, uma de 25 anos e outra de 21, e um homem que até o momento não foi identificado, aguardavam pela chegada dos bombeiros.
+ Turistas são multados por furar quarentena em visitas à Pedra da Macela em Cunha, SP
+ Fotos de locais turísticos ao ar livre, antes e durante o coronavírus
Ainda segundo a corporação, o grupo ficou perdido após voltar de um acampamento, realizado entre sábado (13) e domingo, conforme explicaram os familiares dos jovens. Os turistas, que vieram de São Paulo, não possuíam autorização para acessar o parque e poderão responder a processo administrativo.
De acordo com a Fundação Florestal, a entrada no parque sem autorização é proibida e visitantes irregulares são sujeitos a penalidades. O caso também segue sendo analisado pela Polícia Ambiental.
Além disso, em atendimento às medidas adotas pelo Governo do Estado de São Paulo para enfrentar o novo Coronavírus (COVID-19), as Unidades de Conservação paulistas sob administração da Fundação Florestal estão suspensas desde o dia 21 de março de 2020.
De acordo com as recomendações das autoridades de saúde, esta medida faz parte de um conjunto de ações que tem o objetivo de restringir a propagação do Coronavírus em ambientes de acesso público.