Energia de sobra

Recorrente no cotidiano de alguns esportistas, estudantes e baladeiros, os drinques energéticos ou estimulantes vêm ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados. Em 2011 o frisson promete ser ainda maior. Lançado oficialmente em Cancun, México, no início deste ano, o energético em pó efervescente Fire Up chega agora ao Brasil.

Comercializado em saches de 5g, a bebida deve ser misturada em água e rende porções de até 250 ml nos sabores limão, maracujá, guaraná e açaí, morango e original. Sem adição de açúcar, o Fire Up é uma boa opção para atletas que buscam aliar desempenho à boa forma. Ainda na linha de produtos de fácil transporte, estão os shot drinks, ou energéticos em doses pequenas. É o caso da linha 6 energy shot, que promete 6 horas de energia com apenas 60 ml do produto, sempre nas opções uva, framboesa e limão.

Ambos os produtos podem ser encontrados em algumas redes de supermercados, principalmente da região Sudeste. Os preços variam entre R$ 3,70 (Fire Up) e R$ 7 (6 energy shot).

É importante ressaltar que o uso contínuo de bebidas energéticas pode trazer alguns sintomas indesejados, como taquicardia, desidratação e insônia. Como complemento no uso de drinques estimulantes durante atividades físicas, nutricionistas recomendam produtos ricos em carboidratos, como a malto dextrose, por exemplo. Seja em baladas, na correria do dia-a-dia ou na prática esportiva, nunca é demais recorrer ao clichê: aprecie sempre com moderação.