Vinho na trilha?


PASSEIO COMPLETO: Nada mal um vinhozinho depois de caminhar no mato

A Clif Bar & Company é conhecida por seus géis e barras energéticas que levam o nome da empresa. Mas bebidas alcoólicas? Uma divisão da companhia, comandada pelos co-proprietários e casal Gary Erickson e Kit Crawford, cultiva uvas no Napa Valley e produz uma linha de vinhos brancos e tintos sob a chancela da vinícola Clif Family.

Neste ano, a vinícola Clif está oferecendo um novo produto para os amantes do vinho e da vida outdoor. As variedades Climber Pouch da vinícola, um chardonnay e um cabernet sauvignon, vêm em frascos resistentes feitos para serem levados na mochila, com um orifício no topo para ser furado com um mosquetão.

O frasco, produzido por uma empresa chamada AstraPouch Inc., é ecológico e conveniente para levar para um camping ou carregar na mochila. Diferentemente das garrafas de vidro, não quebra fácil e é mais leve.

Depois de aberta, a embalagem, que não vem com rolha, é bem simples de ser fechada. Há um pequeno botão no bico – basta apertá-lo para servir o vinho, e soltá-lo para fechar o recipiente.

A Clif diz que o vinho permanece fresco por até um mês depois de o selo do bico ser aberto. Outro bônus: depois que o vinho acaba, dá para enrolar o frasco para levá-lo embora sem ocupar espaço – ou seja, nada de garrafas vazias jogadas pela trilha.

No quesito sustentabilidade, a Clif alega que deixa “uma pegada de carbono 80% menor” e consideravelmente menos lixo gerado pelas duas garrafas de vidro que seriam necessárias para transportar os 1,5 litros de vinho que a Climber Pouch contém.

O preço da Climber Pouch (www.climberpouch.com) é de US$16,99 para o vinho tinto e o branco, sendo que ambos – em minha opinião de leigo – são ótimos. Não me peça para descrever em detalhes o buquê, o aroma e afins. Mas a Clif descreve seu vinho branco como um “chardonnay não envelhecido, fresco e com boa acidez”, com toques de toranja, melão e maça. O tinto é descrito como “suculento” e “com toques de geléia de amora, ameixa e cassis”.

Para mim, o vinho da Clif é mais que razoável. O preço é justo. E o frasco é muito útil para quem quer levar umas “garrafas” para curtir melhor sua jornada outdoor.

* Stephen Regenold é o fundador e editor do www.gearjunkie.com, especializado em resenhar equipamentos e produtos outdoor