Uma equipe de filmagem que trabalha em um parque nacional no noroeste da Espanha capturou imagens do primeiro urso-pardo que se acredita ter sido visto na área local em 150 anos.
Câmeras foram deixadas no Parque Natural O Invernadeiro, em Ourense, na Galícia, como parte de um projeto de filme. Os equipamentos gravaram um jovem urso macho, com idade entre três e cinco anos, segundo um comunicado da produtora Zeitun Films.
+ Pela primeira vez no século, novas imagens sugerem que um lobo está no norte
+ Cabeça de lobo da Era do Gelo é encontrada incrivelmente preservada na Sibéria
We've found this amazing bear developing our next project MOUNTAIN OR DEATH by @peladelalamo ?https://t.co/LOXASXz2kE
— Zeitun Films (@zeitunfilms) May 3, 2020
No vídeo, o urso pode ser visto rondando a grama na frente de uma câmera. E em uma câmera de visão noturna mostra o animal coçando as costas contra um tronco de árvore.
De acordo com um comunicado, os ursos-pardos são uma espécie protegida na Espanha desde 1973 e historicamente se sabe que vivem na região da Galiza, embora de forma intermitente. Acredita-se que seja a primeira vez em 150 anos que um urso-pardo foi visto nesta região da Espanha, perto da fronteira com Portugal.
Especialistas em meio ambiente do parque disseram que o urso teria vivido em no parque o inverno inteiro. “Após anos de trabalho de conservação, a área protegida de O Invernadeiro se tornou um habitat adequado para os ursos pardos”, diz um comunicado publicado no jornal Diario de Pontevedra.
A equipe colocou várias câmeras no parque há dois anos para um projeto chamado “Montaña ou Morte”, produzido por Felipe Lage e dirigido por Pela del Alamo. A equipe investiga a vida de animais selvagens no parque e em outros espaços há três anos, disse Del Alamo à CNN por e-mail. “Nunca houve um urso avistando a área antes”, disse Del Alamo. “Foi uma descoberta casual.”
O Parque Natural O Invernadeiro cobre 6.000 hectares, segundo o site oficial, e também abriga lobos, javalis, veados e felinos selvagens da montanha.