A ciclovia Cycle Through Water, na Bélgica, tem 200 metros de comprimento e três metros de largura
Uma ciclovia na Bélgica permite uma experiência única. A Cycle Through Water é um trecho de ciclovia de 200 metros de comprimento que atravessa um lago extenso, com a água ao nível dos olhos dos dois lados.
O caminho de três metros de largura atravessa uma das mil lagoas do belo Pantanal De Wijers, no parque natural de Bokrijk, com 550 hectares, perto de Genk, na província belga de Limburg.
O trecho foi inaugurado em 2016 e cerca de um milhão de pessoas já pedalou por ele. Inclusive, a Cycle through Water foi incluído na lista da revista Time como um do ‘100 Melhores Lugares do Mundo’ em 2018.
+ Como viajar de bicicleta
+ Três destinos no Brasil para você viajar de bike
Nos últimos 25 anos, Limburg criou 2.000 quilômetros de ciclovias pavimentadas e praticamente sem carros. Em junho de 2019 foi inaugurada na Adventure Forest de Bosland, uma ciclovia através das árvores, em que ciclistas pedalam em um círculo duplo ao longo de um caminho de 700 metros que atinge uma altura de 10 metros.
Ambos os conceitos – Ciclismo pelas árvores e Ciclismo pela água – foram concebidos pelo Visit Limburg, depois de terem sido inspirados durante uma viagem de estudo à Noruega pelas ‘Scenic Routes’, rotas de viagem cuidadosamente projetadas que aproximam os visitantes da natureza.
Igor Philtjens, Presidente da Visit Limburg, disse: “Isso me deu a ideia de construir uma ciclovia através da água, através das copas das árvores, subterrânea … Tudo em locais estratégicos e icônicos em Limburg, com grande potencial de interação entre ciclistas e a paisagem. E é assim que continuamos a construir nossa rede de junções de bicicletas do futuro.”
O Cycling Through Water foi projetado por Bart Lens van Lens ° Ass Architects e a BuroLandscape; e liderada pelo arquiteto e paisagista Pieter Daenen, que redesenhou a paisagem existente da lagoa em torno da ciclovia.