Eles fizeram um calendário para ajudar você a sobreviver à quarentena

Por Verônica Mambrini

calendário quarentena
Imagem: Truce Climbing

Se você pratica um esporte outdoor e está tendo um mínimo de respeito pela quarentena, você já deve estar meio louco de ficar em casa. Para lidar com o tédio, os escaladores italianos do Truce Climbing fizeram um calendário fazendo atividades outdoor dentro do condomínio. E uma série de fotografias escalando pelados. O que uma quarentena não faz com pessoas precisando escalar urgentemente!

>> Siga a Go Outside no Instagram

“A crise do Covid-19 estragou nossos projetos e as ideias que tínhamos pensando em executar nesta primavera”, disse Michele Guarneri, do coletivo Truce Climbing, que existe desde 2017. Ou “gangue”, como eles também se chamam. O grupo começou com escaladores de Brescia, e cresceu no ambiente virtual. Depois de passar os longos meses do inverno treinando na resina, pagando barras e empilhando um treino em cima do outro, o grupo estava pronto para enfrentar falésias, boulders e vias alpinas.  

+ Baixe grátis este curso online de mecânica de bike 
+ Viaje pelo mundo com estas câmeras de transmissão ao vivo

Pouco antes do primeiro dia perfeito de tempo bom – vale lembrar que eles são do norte da Itália, então frio, névoa e neve foram a regra dos últimos meses – estourou a pandemia. Na Itália, o lockdown foi muito severo, com multas altíssimas e fiscalização, vetando até atividades físicas de montanha. “Como o resto do povo escalador italiano, acabamos confinados em casa, sem possibilidade de sair e tocar nossa tão amada rocha”. Difícil, mas desafio aceito. “Renunciar temporariamente a esta paixão era (e até o fim da quarentena ainda é) a coisa certa a fazer para poder voltar ao outdoor o quanto antes.”

Calendário de quarentena

A gangue, que além de escalar, corre na montanha, esquia e pedala. “Pensamos em ser úteis à causa sensibilizando as pessoas com os instrumentos que tínhamos à disposição nas redes sociais”, diz o escalador. Eles começaram por acaso, fazendo uma sessão de fotos de uma versão indoor de atividades na natureza, e a escadaria do prédio acabou sendo o ambiente ideal para colocar em prática qualquer esporte. Assim nasceu o calendário, que parte de abril (clique aqui para baixar). 

“Você pode usar para contar os dias que faltam para a liberdade, para contar os dias de treino na barra fixa, para programar a próxima saída para o outdoor e as próximas viagens”, diz Michele. Em cada mês tem uma citação emblemática de personagem histórico para o montanhismo italiano e mundial. O calendário pode ser baixado grátis no site do Truce Climbing e impresso em casa. “A única recomendação é procurar fazer o melhor possível para ajudar o mundo a sair dessa situação, por meio de doações, pensamentos ou simplesmente compartilhando os ideais”.

Condomínio “alpino”

Para fazer as fotos, eles até tentaram não perturbar ninguém no prédio, com medo de que os vizinhos pensassem que eles iriam destruir alguma coisa. “Mas depois vimos que as pessoas estavam tão horrorizadas com a pandemia que não queriam colocar nem o nariz para fora de casa. “A foto do escalador no porta-ledge é sem dúvida a que exigiu mais empenho mental, enquanto a que recria um basecamp com vista para o terraço é a mais estética. Por sorte ninguém chamou a polícia porque não seria muito fácil explicar o que estávamos fazendo”, diverte-se Michele. 

Depois de postar o calendário, eles ficaram entediados de novo – até porque a lista de coisas para fazer, como limpar e lubrificar os equipamentos de escalada, construir um painel para organizar equipamentos e o treino diário não estavam dando conta. Aí veio mais uma ideia para passar o tempo: a série fotográfica “NAKED & Stone(D)”, em que eles estão escalando ou simplesmente curtindo a natureza como vieram ao mundo. “Uma ideia divertida para levantar o moral de quem está se sentindo sozinho na quarentena.” 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Truce Climbing (@truceclimbing) em 19 de Abr, 2020 às 1:54 PDT

 Com a prevista abertura para atividades outdoor na Itália em 4 de maio, com outros países retomando as atividades do mesmo modo conforme os contágios do coronavírus são controlados, é hora de voltar para a vida gipsy, outdoor, entre montanhas, estrelas. “É voltar para o estilo dos outsiders, ir contra os cânones da normalidade para sentir-se vivo e livre, dormir nas cavernas e escalar o máximo gastando o mínimo possível, consolidando as relações humanas na base das aventuras e das experiências vividas juntos.” Em resumo, voltar à vida outside.