Em novo projeto de turismo, um residente das Ilhas Faroé se torna o seu guia local, guiando-o em tempo real pelo impressionante arquipélago

Para muitos de nós, ajustar-se a um estilo de vida menos nômade significou encontrar maneiras criativas de saciar nosso desejo de viajar, desde relembrar viagens passadas até planejar viagens futuras. Para mim, tem sido um pouco de ambos. E agora um dos meus destinos favoritos, as Ilhas Faroé , um arquipélago de 18 ilhas que fica entre a Noruega e a Islândia, criou uma maneira divertida de nos fazer sentir como se estivéssemos lá.

+ Saudade de praia? Faça um tour virtual por Aruba

Eu me apaixonei pelas vistas dramáticas das ilhas, cheia de ovelhas e pessoas bem-humoradas depois de passar poucos dias explorando-as há dois verões atrás. Desde então, editei as centenas de fotos que tirei, adicionei material a um guia que pretendo compartilhar com qualquer pessoa que eu possa convencer a ir. Também reli “Far Afield”, de Sussana Kaysen, um belo romance baseado em seu ano vivendo lá. Então, quando soube da mais recente iniciativa do conselho de turismo das Ilhas Faroé, uma visita virtual diária que envolve um residente das Ilhas Faroé, com uma câmera GoPro presa a eles, faz passeios em tempo real, como os espectadores direcionando seus movimentos por um controle na tela, eu não pude evitar. O que eu originalmente esperava ser uma elaborada campanha de marketing acabou sendo exatamente o que eu precisava para lidar com minha abstinência em viajar.

Faroe Islands
(Foto: Cortesia Visit Ilhas Faroé)

Por mais que seja uma ótima maneira de apreciar a beleza diversificada do destino, é uma maneira ainda melhor de experimentar o encanto único do povo das Ilhas Faroé. Quando foi lançado o tour virtual, em 15 de abril, eu me vi seguindo um funcionário da diretoria de turismo da vida real que vira, caminha, corre e pula no comando enquanto compartilha fatos divertidos sobre a geografia, cultura e história do arquipélago.

 Siga a Go Outside no Instagram 

O constrangimento que você esperaria de uma pessoa sendo controlada para executar essas ações é rapidamente resolvido pela seriedade do guia. Alguns destaques que ouvi até agora: “Se você virar à direita mais uma vez, verá nuvens escuras encontrando o céu claro, criando um bom contraste”. “Eu gostaria que você pudesse ver um cordeiro recém-nascido, eles são tão fofos. Veja! Existe um”.”Essa é uma experiência tão legal, a ser controlada por uma pessoa anônima. Eu não tenho ideia de onde você está no mundo agora, mas olá! Prazer em conhecê-lo.”

+ Hashtag incentiva as pessoas a compartilharem seus sonhos de viagem pós-coronavírus
Faroe Islands
( Foto: Cortesia Visit Ilhas Faroé)

Além de explorar as regiões “a pé”, os espectadores podem “fazer” passeios de caiaque, barco, cavalo e helicóptero, dependendo das condições climáticas. (É típico experimentar as quatro estações do ano em um único dia nas ilhas.) Para ter a chance de controlar o operador de câmera, os espectadores clicam no botão “participar” na live do site. Cada sessão individual dura um minuto, permitindo que até 60 pessoas façam um movimento durante a excursão de uma hora. Ao mesmo tempo, a equipe do conselho de turismo ajuda a responder perguntas e oferece sugestões de viagens no Facebook Live e Instagram. A iniciativa acontece todos os dias neste link. A iniciativa está agendada para acontecer até 25 de abril, mas pode ser prorrogada.

No momento, as Ilhas Faroé não aceitam visitantes até 1º de maio, uma restrição que será atualizada à medida que a situação da pandemia evoluir. Mas com uma população de apenas 52.000 e a maior taxa de testes de coronavírus per capita do mundo, a região autônoma permaneceu relativamente sem impacto desde 12 de março. “Acreditamos que nossas ilhas remotas são o lugar perfeito para inspirar pessoas em confinamento. – e, naturalmente, esperamos recebê-los pessoalmente quando todos estiverem livres para viajar novamente ”, disse Gudrid Hojgaard, diretor da Visit Faroe Islands, em comunicado.

Quanto a mim, definitivamente voltarei assim que tudo acabar.