Pessoas que vivem estado indiano de Punjab, no norte da Índia, estão conseguindo ver pela primeira vez a cordilheira do Himalaia, que agora é visível a mais de 160 quilômetros de distância devido à redução da poluição do ar causada pela quarentena no país.

+ Isolamento diminui poluição no ar de São Paulo

“Pela primeira vez em quase 30 anos, pude ver claramente o Himalaia devido ao bloqueio da Índia que limpa a poluição do ar. Simplesmente incrível”, escreveu o indiano Manjit Kang nas redes sociais.

O fenômeno é possível devido a uma melhoria dramática na qualidade do ar nas últimas semanas. As indústrias fecharam, os carros saíram das ruas e as companhias aéreas cancelaram voos em resposta à pandemia de coronavírus.

Delhi viu uma redução de 44% nos níveis de poluição do ar no primeiro dia de suas restrições. Segundo o relatório do Conselho Central de Controle de Poluição da Índia, no total, 85 cidades em toda a Índia sofreram menos poluição do ar na primeira semana do bloqueio em todo o país.

+ Poluição do ar está nos tornando mais burros, diz estudo

Enquanto isso, a qualidade do ar em Jalandhar, localizada a mais de 160 quilômetros do Himalaia, foi medida como “boa” no índice nacional do país em 16 dos 17 dias desde que a quarentena em todo o país foi anunciada.

Por outro lado, o mesmo período de 17 dias do ano passado não registrou um único dia de “boa” qualidade do ar. E nos primeiros 17 dias de março deste ano, apenas três dias tiveram qualidade de ar “boa”.

De acordo com dados compilados no Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2019 da IQAir AirVisual, a Índia abriga 21 das 30 áreas urbanas mais poluídas do mundo, com seis entre os dez primeiros.