Vídeo: Kilian Bron de mountain bike numa via ferrata na Itália

Por Redação

Kilian Bron
Imagem: divulgação

Trechos estreitos, terreno irregular, lances de escalada, degraus, escadas de ferro, passagens estreitas, cabos de aço como única segurança para atravessar paredes coladas a um abismo. A via ferrata é uma rota de “escalaminhada” em montanha, técnicas e que podem ter lances de exposição de dar vertigem, que não perdem em nada para uma escalada tradicional. Originárias do norte da Itália, elas se tornaram comuns em muitas regiões de montanha. Ninguém pensaria em fazer de bicicleta – com exceção de doidos como o mountainbiker francês Kilian Bron.

+ As 10 trilhas mais perigosas do mundo

Ele fez esta rota de bike, nas Dolomitas, no norte da Itália, berço das ferratas. Os lances rápidos e expostos são de tirar o ar. Kilian Bron, por sinal, já foi atração no festival Rocky Spirit de 2019. Bora matar as saudades desse belo downhill!

Este pedal de Bron que induz à acrofobia nas montanhas Dolomitas no nordeste da Itália, onde ele destrói a via ferrata, ou “caminhos de ferro” esculpidos nos Alpes por exploradores do século 19 para alpinistas e, mais tarde, soldados na Guerra Mundial I. Hoje, as via ferrata são populares entre escaladores experientes e iniciantes por seu fácil acesso a subidas de tirar o fôlego sem a necessidade de um material mais complexo para escalada – escaladores solo podem simplesmente se prender nos cabos de aço e cordas que alinham os caminhos.