A pandemia do novo coronavírus paralisou o mundo e alguns eventos esportivos estão encontrando maneiras criativas de continuar operando nesse ambiente difícil. A Race Across America (RAAM), um evento anual de ciclismo que se apresenta como a “corrida de bicicleta mais difícil do mundo” foi cancelada, mas adaptada ao mundo virtual.
A RAAM é um desafio que exige aos ciclistas pedalarem mais de 4828 km pelos EUA, de Oceanside, na Califórnia, a Annapolis, em Maryland. São 12 dias de competição com mais de 53.340 metros de ganho vertical. A edição deste ano estava marcada para começar em 16 de junho.
+ Os melhores corredores de montanha do mundo participam de desafio virtual na luta contra o coronavírus
+ Treino em casa e dicas para se manter em forma
Mas, graças a um bloqueio contínuo em muitos dos estados ao longo da rota, juntamente com a incerteza de quando o vírus será controlado, parece que seguir a versão tradicional não será possível este ano. Em vez disso, os organizadores da Race Across America estão se unindo ao Zwift, um programa de treinamento físico e ciclismo online multijogador e para vários jogadores, para que o desafio possa ocorrer de forma virtual.
Para a RAAM 2020, Zwift está trabalhando com os organizadores da corrida para desenvolver um trajeto especial, que ainda está sendo criado no momento. Haverá duas opções disponíveis para os ciclistas: uma RAAM tradicional que cobre as 4828 km acima mencionadas; e uma versão mais curta chamada RAW (Race Across the West) que tem “apenas” 1384 km de extensão. Os participantes desta versão virtual terão 12 dias para concluir a corrida. Para tornar as coisas ainda mais interessantes, haverá um número de ciclistas profissionais participando do evento, dando aos participantes a chance de pedalar em um espaço virtual.
O vídeo abaixo (em inglês) compartilha algumas informações e fornece uma prévia de como será esta edição do RAAM. Confira: