Como fazer uma máscara caseira de bandana contra coronavírus

mascara caseira de bandana
Foto: Rafael de Medeiros

Com o avanço da pandemia do coronavírus, as orientações dadas pelos órgãos de saúde mundiais estão mudando. Se durante as primeiras semanas não era orientado a pessoas assintomáticas usarem máscara de proteção individual, na última semana muitos órgãos de saúde estabeleceram o uso generalizado de máscaras pela população. Ou seja: todos nós devemos usar máscara ao sair na rua. Sabe aquela sua bandana usada nas trilhas e pedais? Pode ser uma alternativa. Veja como fazer uma máscara caseira de bandana.

Para que serve a máscara caseira de bandana?

Sabe-se já que o vírus pode ser espalhado no ar quando uma pessoa contaminada tosse ou espirra, mas há suspeitas de que até o ar exalado durante a respiração e a fala possam favorecer o contágio. Nesse caso, a máscara torna-se uma ferramenta importante para conter o espalhamento. Elas não são eficazes para não ser contagiado por não terem filtro, mas caso você tenha o vírus sem sintomas, ela ajuda a evitar que você contamine outras pessoas. 

A Sociedade Brasileira de Infectologia reforça que o uso da máscara de tecido pode ajudar a população a conter o vírus, mas que só é eficaz se mantivermos as outras medidas como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%. As máscaras descartáveis, escassas neste momento, devem ser usadas prioritariamente por profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros. 

+ Lista de compras para quarentena saudável
+ 3 sucos poderosos para aumentar a imunidade e espantar doenças

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano. Ou seja, ser no mínimo dupla face. Devem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Como usar a máscara caseira 

A máscara deve ser individual (não pode emprestar ou compartilhar) e deve ser lavada após cada uso. Ou seja, ao voltar da rua, deve ser lavada imediatamente com água e sabão. É recomendado levar uma máscara reserva ao sair de casa. Caso a máscara fique úmida pelo uso, você deve trocá-la. 

É importante reforçar que a máscara é um complemento! Não significa que, usando máscara, está liberado sair à vontade. As restrições de isolamento social devem ser mantidas e a máscara usada quando for necessário sair para coisas essenciais, como ir ao mercado.