Pedal redondo


ROLÊ REDONDO: RoundTail sendo testada

Este ano, o canadense Lou Tortola apresentou um projeto que simplesmente pretende redefinir a concepção das bicicletas. Sua invenção, a RoundTail, é uma bike de estrada com traseira arredondada, em vez da tradicional estrutura triangular.

Segundo ele, a RoundTail não é só uma questão estética – mesmo porque alguns ciclistas poderiam achá-la uma bicicleta diferente, mas não necessariamente bonita.

Lou atualmente vem divulgando as vantagens da nova criação, além de já trabalhar no projeto de uma mountain bike RoundTail, que deverá ser apresentada em setembro durante a feira Interbike, em Las Vegas.

“Um dos benefícios é o conforto", diz Lou. “A RoundTail é 60 vezes mais eficiente na absorção de impactos do que as bicicletas hardtail tradicionais.” Ele afirmou isso depois de serem feitos testes em laboratório, que comprovaram a eficiência dos anéis em dissipar vibrações e amenizar os trancos.

“Não entendo por que o formato das bicicletas tem se mantido por tanto tempo”, questiona o canadense, que além de inventor é escritor, empresário e ciclista há mais de 20 anos. "A RoundTail é também uma bike veloz, com preocupação aerodinâmica e capaz de agradar desde um ciclista de fim de semana até um triatleta do Ironman.”

O quadro é feito de uma liga de aço, leve e resistente. “Uma RoundTail montada com equipamentos top pesa 7,8 kg”, diz Lou, que agora trabalha no desenvolvimento de modelos de titânio e de fibra de carbono. US$ 2.150 (só o quadro). roundtail.ca