Os benefícios da corrida parecem óbvios para quem já criou uma rotina: nós nos sentimos mais saudáveis, mais bem-humorados, com mais pique para tudo. Mas esse começo em que o fôlego falta e o prazer com a corrida está nascendo é capaz de fazer com que alguns iniciantes desistam do esporte. E você pode ajudar, mesmo que ainda se considere um principiante.
Ao fazer companhia, dar apoio e até algumas dicas, você aumenta as chances de um novo corredor continuar firme e forte – e ainda enriquece a relação entre vocês. Saiba como ajudar quem está dando os primeiros passos na corrida.
Veja também
+ 10 dicas úteis para iniciantes no Trail Run
+ 6 motivos para você participar da abertura do Banco Master Rocky Mountain Games
+ G-Shock faz 40 anos com 140 milhões de relógios vendidos
Seu amigo
Acompanhe-o em pelo menos duas de suas primeiras cinco corridas, para dar apoio e “a” dica: evoluir aos poucos e intercalar caminhada e trote (corrida bem devagar). Comece os treinos andando. Perceba se em algum momento a respiração dele fica ofegante e, se for preciso, aumente os trechos de caminhada.
Seu/Sua namorado/a
Adote a estratégia de andar e correr, mas deixe claro que você também é amador e que irão seguir o método de tentativa e erro: como vocês são tão próximos, ele ou ela pode ficar frustrado por “falhar” ao seu lado. Compartilhe seus erros de iniciante e elogie os pequenos progressos.
Seu filho
Muitas crianças começam correndo com pique total, mas logo se cansam – e a coisa deixa de ser divertida. Comece com períodos de 10 minutos de corrida intercalada com caminhada e, se a criança continuar interessada, evoluam juntos a partir daí. Tenha em mente: diversão é a prioridade aqui.
Você mesmo
Se você é o iniciante, encontre um parceiro no trabalho (cada vez mais gente corre, acredite!), na academia ou nas redes sociais. Monte um plano de cinco semanas até a prova de 5 km.
Você pergunta, a Go Outside responde
Todos os corredores iniciantes precisam de pausas para caminhar?
Sim, mas a duração varia de acordo com o condicionamento físico de cada um. Por exemplo, os sedentários podem correr de 5 a 10 segundos e andar por 50 a 55 segundos, enquanto pessoas mais ativas podem correr por 15 a 60 segundos e caminhar por 15 a 30. Com a proporção certa, ele não deve sentir falta de ar.
Qual o acessório mais importante para investir nesse começo?
Um bom par de tênis de corrida. E, se possível, vá a uma loja especializada e faça uma avaliação pessoal. O par de tênis ideal deve ser, sobretudo, confortável e pode fazer a diferença entre muitos quilômetros felizes e apenas alguns poucos realmente sofridos.
A desculpa
Não posso ajudar ninguém porque comecei a correr há pouquíssimo tempo
A solução
Você não precisa dar conselhos. Apenas ande e trote com o seu novo parceiro. Ter companhia pode ser o incentivo que vocês dois precisam para sair de casa e treinar e também vai fazer os quilômetros parecerem mais fáceis.