Correr pode causar inchaço? Descubra

Por Patrícia Julianelli

Correr pode causar inchaço

“Estou arrasada, fui me pesar e engordei. Como pode?” “Acho que dei uma inchada depois que comecei, as calças estão mais justas.” Você começa a correr para perder uns quilos e acaba tendo o susto de perceber que parece ter engordado. Aí se pergunta se correr pode causar inchaço. Vamos aos fatos!

+ Siga a Go Outside no Instagram

A corrida ajuda a queimar mais calorias, libera endorfinas que causam bem estar e sensação de alegria, e pode inclusive te inspirar a dar um trato na dieta e no visual. Mas ao mesmo tempo pode acontecer também uma uma autossabotagem. Você pode ter caído em uma destas ciladas:

SUPERESTIMAR O GASTO CALÓRICO

Por falta de conhecimento ou excesso de empolgação, a gente acha que se livrou de mais calorias do que de fato queimou naquela corridinha. Até porque, no começo, o treino nem de corrida é: primeiro vem a caminhada, depois a caminhada intercalada com trote e só então a alegria de meia horinha de trote direto. Sim, a gente já sente mais pique, está mais feliz, dorme melhor, mas vale esperar um pouco para “computar” as calorias no saldo diário – e ter mais parcimônia nos cálculos.

SUBESTIMAR A INGESTÃO CALÓRICA

Para desequilibrar ainda mais a balança, a gente tende a achar que ingeriu menos calorias do que consumiu. Erramos nessa conta porque bobeamos no tamanho das porções, porque ignoramos as beliscadas ou porque conhecemos pouco sobre o que comemos. Aí, não custa nada ficar com a impressão que correr pode causar inchaço, quando na verdade você comeu demais.

COMER COMO A ELITE DO ATLETISMO

Barras energéticas, bebidas esportivas, géis de carboidrato, shakes deproteína… Muita calma nessa hora. Se você vai correr até uma hora e se alimenta direitinho durante o dia, são grandes as chances de só precisar de água para o treino. Acredite: especialmente no começo, aquela garrafinha de isotônico (repleta de carboidrato) ultrapassa facilmente sua queimacalórica durante a corrida.

+ 6 dicas de como correr para emagrecer
+ 6 dicas para começar a correr

“Corri, posso comer” é uma das maiores falácias do universo da corrida. O exercício é um excelente aliado da boa forma, mas não faz milagre sozinho. Sem a tal da reeducação alimentar, não tem longão nem intervalado que dê jeito. E, para mim, reeducar significa saber mais sobre o que comemos, priorizar os alimentos frescos e evitar os ultraprocessados. É como dizem por aí: descascar mais e desembalar menos.