Frequentemente utilizados por atletas, os alimentos termogênicos tornaram-se populares entre aqueles que buscam querem perder peso. Por isso, são comumente usados como emagrecedores naturais.

Mas além de ajudar na queima de calorias, eles também auxiliam a melhorar o desempenho físico durante exercícios de alta intensidade.

Leia Mais:
7 alimentos para turbinar sua performance no esporte
Como realmente acelerar o seu metabolismo

“Estes alimentos possuem substâncias capazes de aumentar a temperatura corporal. Assim, esta produção de calor no organismo acelera o metabolismo e promove a utilização de fontes energéticas primárias. Isso aumenta a queima da gordura e melhora a performance física”, explica a nutróloga Dra. Renata Domingues, diretora da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

Porém, nem tudo que emagrece é considerado termogênico. Então, para te ajudar a escolher, a especialista apontou as principais substâncias termogênicas. Confira:

4 alimentos termogênicos para emagrecer 

Chá-verde

O chá-verde contém substâncias como a cafeína e epigalocatequinas que estimulam o catabolismo lipídico e a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia, aumentando os níveis metabólicos.

Além disso, estudos em humanos apontam que a ingestão de chá-verde rico em EGCG (Epigalocatequina Galato) associada à prática de exercícios físicos promove a oxidação de gordura e aumenta o gasto energético através da estimulação da lipólise (queima de gordura).

Cafeína

A cafeína inibe a enzima que degrada o AMPc, substância responsável por ativar a lipólise através da liberação de catecolaminas. Promovendo assim o aumento da queima de gordura e do período de tempo que ela ocorre.

Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é composto por CLA (ácido linoleico conjugado), ácido oleico e linolênico. Eles agem inibindo a ação da enzima que permite a entrada de gordura nas células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gordura.

Gengibre

O gengibre estimula a produção de catecolaminas (dopamina, epinefrina e norepinefrina) que também promovem o aumento da queima de gordura. Bem como, o gengibre diminui a absorção da gordura ingerida.

Quanto consumir

Mas a médica alerta que as substâncias termogênicas sozinhas não são o suficiente. Para que estas tenham um bom funcionamento no organismo, é preciso uni-las a exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

“O exercício é um multiplicador da perda de gordura corporal que, quando associado às substâncias termogênicas, queima ainda mais calorias advindas especificamente dos estoques de gordura”, finaliza a Dra. Renata Domingues.