Julho: tradicionalmente um mês de férias. A pandemia pode ter bagunçado o calendário escolar e mudado a rotina de ida às aulas, mas o frio segue infalível, trazendo junto a preguiça. Que tal algumas ideias para dar mais pique para treinar no frio?
>> Siga a Go Outside no Instagram
O especialista Fábio Arruda, educador físico da academia Bluefit, dá 5 dicas essenciais para animar o corpo nessa época do ano.
Dicas para treinar no frio
Tenha companhia
De acordo com muitos estudos, ter companhia é um incentivo extremamente eficaz para manter a rotina de treinos. Neste momento, não é aconselhado se encontrar pessoalmente. Mas nada impede que você crie e mantenha um grupo virtual de treino, com objetivos comuns e hora para treinar.
“A companhia é benéfica em muitos sentidos. Os colegas podem ajudar na execução das atividades dos companheiros. Além disso, podem incentivar o outro a iniciar e manter uma rotina mais saudável a partir dos exercícios”, de acordo com Fábio. Um ajuda o outro, ainda que cada um no seu quadrado!
Comece agora mesmo
Se o objetivo é estar com o corpo e a mente 100% para o verão, para quando o calendário de provas reabrir ou o acesso à áreas naturais for liberado, o ideal é não deixar as séries de treinos para depois.
“Os resultados da prática da atividade física não são imediatos, por isso não espere para começar. O inverno é o momento onde devemos intensificar ou aproveitar para inserir a atividade física como rotina”, ressalta Fábio.
+ 9 dicas de corrida para iniciantes
Treinar no frio: Varie as atividades
A reabertura das academias antes da pandemia estar totalmente controlada não inspira muita segurança. De quebra, o frio não ajuda em nada. Se você fica desanimado pelo fato de não ter acesso no momento a aulas criativas e interessantes que geralmente as academias oferecem, busque variedade nos treinos em casa.
“Uma dica para não desanimar com o frio é experimentar técnicas que, normalmente, não estão na seu dia a dia”, afirma o personal trainer da Bluefit. Inclusive, algumas academias estão oferecendo aulas online de diversas modalidades. Aplicativos de HIIT, yoga, e aulas no Youtube de zumba e outros treinos bem dinâmicos podem dar uma ajudinha para pegar embalo.
+ Corrida ou musculação: saiba qual fazer primeiro para atingir seu objetivo
Perca mais calorias
Os cálculos variam, mas estudos indicam que o corpo humano gasta até 30% mais calorias nos períodos mais gelados. Se você mantiver a rotina de treinos, esse gasto é potencializado.
“No inverno, é natural que o corpo queime mais calorias apenas para se manter aquecido. Logo, o mais indicado é que você consiga aproveitar essa característica para praticar exercícios e potencializar ainda mais o gasto calórico a fim de ficar ou se manter em forma”, argumenta Fábio.
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança
Treinar no frio: Canse menos
O frio também favorece as atividades mais intensas, já que a probabilidade de o corpo se sentir menos cansado é maior do que em épocas mais quentes.
“Algumas aulas exigem muito do organismo, fazendo o corpo transpirar mais. Fazer uma aula de muay thai, jump ou jiu jitsu, por exemplo, pode ser mais agradável no inverno do que no verão”, finaliza o profissional.