Treino com 7 variações do abdominal tesoura

Por Redação

Abdominal tesoura
Foto: Shutterstock

Você acabou de terminar seu treino, e de repente sente uma dor muito forte na região lombar. O que é isso? Você pensa consigo mesmo. A explicação está no fato de que corrida ou pedal e core fracos não combinam. Como fortalecer a região? Com o abdominal tesoura.

+ Como posso prevenir e tratar a dor muscular dor pós treino?
+ Como perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo
+ 6 exercícios para fortalecer o core, elaborados pelo preparador do Medina

O exercício é ótimo para os corredores por alguns motivos: ajuda a melhorar a postura. E requer estabilidade na região lombar, o que é bom para melhorar seu desempenho. Além disso, trabalha a coordenação das pernas e dos quadris – parte muito usada por quem corre.

O abdominal tesoura requer um movimento alternado. Portanto, quando um flexor do quadril é alongado e o outro é encurtado, isso tira a pressão da região lombar.

Adicionar o abdominal tesoura e suas variações em seus treinos regulares reforçará seu core e ajudará a melhorar seu desempenho geral de corrida. Confira algumas sugestões:

Abdominal tesoura clássico

Como fazer: Antes de tentar variações ou aumentar o peso, domine primeiro o movimento básico. Deite-se com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 centímetros do chão e faça uma tesoura — levante a perna esquerda, depois a direita, depois a esquerda e repita.

Para todas as variações a seguir, faça de 15 a 20 repetições por perna ou ajuste um cronômetro para 30 a 45 segundos.

Abdominal tesoura com muita amplitude

Deite-se com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as. Aumente a abertura das pernas o máximo que conseguir.

Com pouca amplitude

Deite-se com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as. Contudo, ao contrário do exercício anterior, deixe a amplitude bem pequena e o esforço concentrado.

Com crunch isométrico

Deite-se com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros e a cabeça do tapete, olhe para a frente e coloque as mãos atrás da cabeça como se estivesse fazendo um abdominal crunch. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão movimente-as.

Com a mini-band

Coloque uma mini-band ao redor dos tornozelos. Deite-se com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as.

Abdominal tesoura com braços alternados

Deite-se de barriga para cima, com as pernas esticadas, e erga os dois braços acima da cabeça com os bíceps voltados para as orelhas. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as. Quando a perna esquerda estiver levantada, estenda o braço direito. Quando a perna direita estiver levantada, estenda o braço esquerdo.

Abdominal tesoura com peso nos tornozelos

Coloque as tornozeleiras. Deite-se de barriga para cima com as pernas esticadas e coloque as palmas das mãos em baixo dos quadris para ter apoio. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as.

Abdominal tesoura com a Bosu Ball

Deite-se de barriga para cima em uma Bosu Ball. Com as pernas esticadas, coloque as palmas das mãos atrás da cabeça. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as.