Por que é tão difícil superar o término do fim de semana?

Término do fim de semana
Foto Shutterstock

Se a ideia de superar o término do fim de semana e imaginar mais uma semana inteirinha começando já abala suas estruturas emocionais, não precisa se desesperar. Algumas boas estratégias, indicadas por Laura Vanderkam, escritora de livros de saúde nos Estados Unidos, podem te ajudar a se preparar melhor para o verdadeiro baque que é começar tudo de novo. E há, inclusive, dicas de atitudes a tomar em dias específicos. Confira:

Segunda-feira de manhã

Pense nas partes do seu trabalho ou nas atividades cotidianas de que você realmente gosta: conversar com seus colegas de trabalho ou amigos online ou por telefone, caminhar, fazer compras ou ate mesmo resolver um problema desafiador. Isso te proporcionará uma atitude positiva durante toda a semana.

Quarta-feira ao meio-dia

Defina três a cinco coisas que você gostaria de fazer no fim de semana: preparar um jantar diferente, assistir a um novo filme, organizar um encontro em vídeo ou realizar alguma atividade outdoor.

Sexta à tarde

Planeje sua segunda-feira agora e você começará a semana com um senso de controle. Incluir algo que você quer fazer, como ouvir uma nova playlist, pode diminuir a ansiedade do domingo, também.

Confira outras dicas, especialmente para encarar o domingão:

Se dê mais tempo

Aoroveite o domingo para dormir até mais tarde. Deixar o corpo acordar naturalmente proporciona bom humor para o resto do dia.

Tenha um dia de folga de verdade

Memso que você opte por sair para uma caminhada ou dar uma volta de bicicleta, encare as atividades sem nenhum senso de obrigação. Faça tudo sem pressa, com calma e aproveite bem as horas do dia.

Desacelere no domingo à noite

A partir do anoitecer, diminua o ritmo. Tome um banho relaxante, deixe as roupas e a comida para a segunda-feira prontas e tente dormir cedo. Assim, a sensação de chegar na segunda-feira como se já tivesse vencido vai ajudar a superar o término do fim de semana.