Hospital nas alturas

Todo ano um grupo de valentes médicos e profissionais da saúde ruma ao pico mais alto do planeta para uma tarefa elevada: cuidar dos milhares de escaladores que se aventuram pelo Everest. Fundada em 2003, a Everest E.R. (clínicas médicas improvisadas em tendas ao longo do monte) tem sido de fundamental importância quando o assunto é a integridade física das milhares de pessoas que visitam a montanha a cada temporada. Resultante do trabalho conjunto da Himalayan Rescue Association (HRA) e do governo dos EUA, a iniciativa beneficia, a cada ano, centenas de aventureiros dispostos a alcançar o “teto do mundo”.

A associação conta com médicos voluntários que tratam desde um simples processo de aclimatização para a subida do Everest até doenças respiratórias e lesões mais sérias resultantes da escalada ao cume. Apesar do trabalho essencial, a Everest E.R. não se mantém sem a ajuda de voluntários e patrocinadores. Documentários e filmes já foram realizados sobre o projeto, um dos mais interessantes da região.


REGISTRO: Documentário filmado no Everest mostra o cotidiano do hospital nas alturas

Estima-se que a Everest E.R. tenha atendido mais de 2.000 pacientes desde sua fundação há oito anos, e a atual temporada tem tudo para quebrar todos os recordes anteriores de atendimentos na base. Somente na última semana há registros de atendimento a 276 pacientes. Pelo visto a temporada será repleta de trabalho para os médicos e enfermeiras do projeto.