Na direção certa

Com tantas opções no mercado de equipamentos e acessórios, vamos começar a nossa coluna desta semana falando sobre direção. No carro, o volante; na canoa, o leme; e, nas pranchas de stand-up paddle, a quilha e o remo. Mais importante do que saber para onde ir, é saber conduzir. Para dirigir uma canoa, é necessário que um dos seis remadores saiba utilizar um remo para dar direção, pois é desse remador que depende o desempenho de todo o grupo.

Lugar atribuído à pessoa mais experiente da equipe, na posição de “leme”, o remador tem a visão completa da canoa e assim toma todas as decisões sobre rumo. Na prática, essa é a pessoa a ser ouvida, pois é impossível alguém sentado na frente da canoa querer dirigi-la. Na tradição polinésia, a pessoa incumbida da função era sempre o chefe da família, uma vez que a canoa era um esporte do qual toda a família participava.

Um pouco mais simples do que a canoa, o stand-up é direcionado pela quilha e, com o auxílio do remo, a missão de manter a prancha na direção desejada se torna mais fácil.
Partindo do princípio de que no passado as pranchas não tinham quilhas, o remo fazia todo o trabalho sozinho. Com a evolução dos materiais, os remos e as quilhas se tornaram mais leves e eficazes. No início, tanto os remos quanto as quilhas eram feitos de madeira, e se acreditava que as quilhas só serviam para direcionar.

Os remos começaram a ser feitos também de fibra de carbono para que pudessem ser mais leves e ágeis. Depois de muitos estudos e testes, se percebeu que as quilhas podiam também auxiliar no ganho de velocidade, e com isso surgiram diferentes formatos e tamanhos. Elas também começaram a ser feitas de diferentes materiais, como fibra de vidro, fibra de carbono e outros combinações. Tão importante quanto a escolha da parancha, a escolha da quilha certa pode melhorar a performance da prancha em média de 20% a 30%.

É fato que, quanto maior for a quilha, maior é o arrasto, porém mais fácil de se manter no rumo. Por isso pense bem sobre o que você precisa exatamente para se manter na direção certa. Todos que começam no esporte querem o melhor equipamento, ou o equipamento do campeão. Nem sempre aquela prancha, quilha ou remo que o campeão usa fará você ser tão rápido ou tão bom quanto ele, por isso se informe sobre o porquê de usar determinado tipo de equipamento.

Para que você não compre seu próximo equipamento de forma incorreta, seguem alguns sites que vão te ajudar conhecer melhor o uso e características de cada equipamento. Tente extrair o máximo de informações possíveis para que você não se iluda ou fique desapontado com equipamentos “mágicos”. E, claro, consiga se manter na direção certa!

futuresfins.com
surffcs.com
standupfinsbylarryallison.blogspot.com

Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana.