8 problemas que só ciclistas baixinhos vão entender

ciclistas baixinhos

Se existem vantagens em ser um ciclista pequeno (não temos que nos espremer em espaços justos e conseguimos desviar mais fácil dos outros), não é segredo que os verticalmente prejudicados precisam vencer desafios únicos nos esportes – ciclismo não é uma exceção. De racks de teto ao perigoso overlap, muita coisa pode ser um problema. Nós conversamos com vários ciclistas baixinhos para trocar ideias sobre os nossos “menores” desafios.

>> Siga a Go Outside no Instagram

É difícil achar bikes tão pequenas

ciclistas baixinhos
Divulgação Specialized

O primeiro desafio de um ciclista baixinho é achar uma bicicleta do tamanho certo. Muitas marcas não oferecem bikes tamanho PP, ou PPP, ou só oferecem esses tamanhos online (o que torna difícil testar a bike). Comprar uma bike nova deveria ser extremamente divertido, mas se você tem 1,50 e precisa usar uma bike de 42cm, raramente consegue fazer um test-drive de uma potencial bike nova. Na verdade, quando você vê uma bike pequena, compra praticamente por impulso.

Overlap é um problema real

ciclistas baixinhos

Normalmente uma bike menor quer dizer um quadro menor, mas nem sempre rodas menores. Então, seus pedais estão mais perto das rodas, e a ponta do seu pé tende a bater nos pneus quando você faz uma curva mais agressiva. Isso se chama overlap, e pode ser bem perigoso. Dependendo da velocidade em que você faz a curva, uma queda por overlap pode ser bem feia. As empresas estão trabalhando nas adaptações da geometria da bike e em rodas menores para quadros pequenos, mas nas primeiras bikes pequenas, de 48 com, era um pesadelo.

Racks de teto estão fora do alcance

 

Um rack de teto é uma das formas mais seguras de transportar sua bike de carro. Há ciclistas que levam banquinhos por conta disso. A outra opção é fazer um certo malabarismo, apoiando a bike na lateral do carro, subindo e depois puxando a bike para cima. Chega a ser engraçado, se não derrubar a bike, claro!

Montar na bike pode ser um desafio

ciclistas baixinhos

Assim que mini-ciclistas acham uma bike do seu tamanho, o próximo desafio é subir na bike elegantemente. De preferência, sem bater em nada, sem se machucar, e sem estirar nenhum músculo. Se ninguém estiver olhando, você pode colocar a bike de ladinho entre as pernas…

Você não consegue pegar bikes emprestadas

Foto de Pat Heine

Uma das melhores partes do ciclismo é fazer amigos que compartilham o amor pelo esporte. Mas os mais baixinhos, como eu, que pedalam com um pelotão alto, não podem participar de uma coisa bem divertida: experimentar a bike dos amigos. Seja para experimentar um modelo que você curtiu, para arrumar uma bike com alguém nas férias em que você está viajando, ou só para variar um pouco trocando de bike com alguém, a missão é praticamente impossível. Alugar bikes para viajar? Nem sonhando!

Seus amigos dão risada da sua mini bike

Outra encheção constante de ser o mais baixinho do seu grupo de pedal é que o tempo todo você vai ser lembrado por seus amigos mais altos disso. Exato: quando você achar a bicicleta perfeita para você, prepare-se para as piadinhas. Você vai ser zoado por ter a bicicleta do do anão do circo. Tudo bem, o importante é ter amigos para o rolê de bike, mesmo que eles tirem com sua cara. Ou então monte seu próprio grupo de ciclistas baixinhos…

As barreiras do ciclocross são muralhas

Não é novidade que baixinhos sofrem mais com basquete e vôlei, e dá até para pensar que ciclismo é um lugar tranquilo e feliz para essas pessoas. Mas não. Não se o ciclista resolver experimentar cyclocross. As barreiras que são um pulinho ou um degrau mais alto para a maioria das pessoas são literalmente barreiras para ciclistas baixinhos. Prepare-se para o salto duplo twist carpado!

+ A bike urbana perfeita
+ Estou grávida, posso andar de bicicleta?

É mais difícil carregar acessórios

Nada é mais lacrador que chegar no piquenique de bike com um suporte para garrafas de vinho no top tube. Mas se seu quadro é minúsculo, esqueça. Não vai caber. Ou vai ficar batendo no quadro enquanto você pedala. E talvez você não consiga encaixar dois suportes para caramanhola. Nem achar bolsas de bikepacking que sirvam. Mas ok: você vai virar um ciclista mais criativo e independente resolvendo estes problemas e isso também tem valor, né?