Nova e-bike de estrada da Specialized custa até R$ 100 mil

Specialized S-Works Turbo Creo SL - Founder's Edition: modelo top de linha

Uma e-bike de estrada que vai mudar tudo: e isso já era esperado. Sim, a Specialized S-Works Turbo Creo SL é como nenhuma outra bicicleta elétrica no mundo.

Aqui no Brasil, a e-bike de estrada pode chegar a custar R$ 100 mil (na versão top Founder’s Edition), o que assusta um pouco. Mas há ainda os modelos S-Works Turbo Creo SL (R$ 90 mil), Turbo Creo SL Expert EVO (R$ 70 mil) e Turbo Creo SL Expert (R$ 69 mil). Os preços caem conforme as tecnologias oferecidas também afrouxam.

Ficha técnica:
>> Leve, rápida, de longo alcance, suave, refinada
>> Até 240 watts de assistência, que corta aos 45 km/h
>> Alcance de até 128 km, com extensor opcional de mais 128 km
>> Peso: 12,2 kg

A S-Works Turbo Creo SL é uma e-bike de carbono com motor no movimento central revestido de magnésio. Ela que oferece até 240 watts de assistência no pedal, cortando a ajuda quando a bike atinge os 45 km/h.

Sem o motor e a bateria, as especificações e a geometria da Creo SL se parecem com uma bicicleta híbrida, de estrada e gravel, de alta performance.

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A versão S-Works SL possui um disco hidráulico Shimano Dura Ace Di2 e alavancas de mudança de marcha/freio e câmbio traseiro XTR em um cassete 11-42. Na frente, uma coroa de carbono Praxis com 46 dentes. Outras peças incluem um guidão e um canote de selim de carbono, rodas clincher tubeless de carbono de 50 mm e rolamentos de cerâmica, um selim de carbono-rail e pneus de 28 mm.

Os dois modelos Expert usam o mesmo chassi, bateria e motor, mas são construídos com peças mais baratas. A Expert EVO vai bem no cascalho, e conta com pneus de 38 mm. Por R$ 100 mil, a Specialized oferece a Founder’s Edition (Edição dos Fundadores, apenas 250 unidades foram feitas), que pesa cerca de meio quilo a menos do que a bicicleta S-Works SL.

A geometria da Creo se assemelha a uma bicicleta de resistência ou de cascalho. Os chain stays são um pouco alongadas (426 a 428 mm, dependendo do tamanho do quadro). Esta geometria reflete a missão da Creo de ser uma bicicleta de estrada e gravel — de dupla finalidade.

Nos testes, a Creo se mostrou pedalável com o motor desligado como qualquer bike de estrada, apesar dos quilos extras: ela tem um equilíbrio perfeito como uma boa bike de estrada e, em pouco tempo, o peso extra fica praticamente imperceptível.

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