MTB cross-country: na corrida olímpica

SONHOR DAS PEDRAS: O suíço Nino Schurter levou a melhor em Pietermaritzburg

Por Adriana Nascimento

O ano pré-olímpico de mountain bike cross-country (ou XCO) é sempre um show de pedal! Participam da Olimpíada apenas 24 países no masculino e 18 no feminino, por isso essa temporada começa com muita motivação e preparo dos atletas para a acirrada disputa de pontos no ranking mundial, que garante a vaga olímpica.

Muitas competições somam pontos para o ranking das nações, mas com peso diferente dependendo da classe da prova – sendo que o principal alvo da elite internacional são as sete etapas da Copa do Mundo e o Campeonato Mundial, que distribuem a maior pontuação.

Estava ansiosa pelo início da Copa do Mundo, que aconteceu dia 24 de abril na cidade de Pietermaritzburg, na África do Sul, seguindo as novas determinações da UCI (órgão máximo que regulamenta o ciclismo mundial) para que as provas tenham duração menor e percursos mais técnicos com “jardins de pedras”, degrau para saltar, curvas bem planejadas e subidas duras, ficando um belo desafio para os atletas e um show para quem acompanha.

Na categoria elite masculina, a Suíça saiu na frente com Nino Schurter em primeiro, seguido pelo francês Julien Absalon e, em terceiro, o tcheco Jaroslav Kulhavy. No feminino a China surpreendeu com Chengyuan Ren em primeiro, a francesa Julie Bresset em segundo e a russa Irina Kalentieva completando em terceiro. Com esse pódium repleto de medalhistas da última Olimpíada, a abertura da temporada demonstrou a capacidade de adaptação dos atletas ao formato de circuito, o que deixa a modalidade mais interessante.

O Brasil tem a Copa Internacional Banco do Brasil que soma pontos no ranking internacional, ajudando os atletas nacionais na difícil missão de classificar o país para Londres 2012. A pontuação é expressivamente menor do que em uma etapa de Copa do Mundo, mas é bem-vinda – tanto que atrai atletas de países próximos como Chile e Argentina. O circuito dentro dos padrões da UCI fez um grande sucesso na etapa de abertura da Copa em Araxá, no dia 17 de abril, onde o “Descidão Dona Beija” foi a alegria do público e dos atletas, que agradeceram o desafio e estímulo para evoluir.

Seguem abaixo dois vídeos que mostram o “jardim de pedra” de Pietermaritzburg e outro do “Descidão Dona Beija” em Araxá, que começava com uma seção de pedras, depois uma sequência de troncos e o “drop” final para saltar. Dá para encarar?

Adriana Nascimento foi nove vezes campeã brasileira de mountain bike. Já participou de várias provas de ultramaratona, como a Cape Epic e a Claro Brasil Ride. É treinadora de sua própria assessoria esportiva, que leva seu nome. Seu site oficial é www.anmtb.com.br