Coronavírus: canais de Veneza ficam limpos e cristalinos

Imagem: Marco Capovilla

Uma das cidades mais turísticas da Itália também foi a primeira a suspender as atividades por conta do coronavírus: Veneza cancelou o carnaval no meio do feriado, em 23 de fevereiro. Três semanas depois, a Serenissima mostra um fenômeno surpreendente: a vida voltou aos canais de Veneza, que sempre tiveram fama de sujos e fedorentos. Nos últimos dias, moradores registraram e postaram em redes sociais água cristalina em lindos tons de azul e peixes no fundo. As imagens são do grupo Venezia Pulita (Veneza Limpa), no Facebook. 

Imagem: Marco Capovilla
Imagem: Marco Capovilla

Em todo país, as atividades não-essenciais estão suspensas, com enorme prejuízo financeiro e cultural. Turismo e esporte foram diretamente impactados: desde estações de esqui fechadas no início da crise sanitária a estrutura turística como restaurantes e bares de portas baixas, até provas como o Giro de Itália e as clássicas de primavera canceladas, situação não vista desde o período das duas grandes guerras mundiais.

+ Coronavírus: parques nacionais ficarão fechados por uma semana
+ Mapa indica países que ainda estão livres do coronavírus

Mais de 2500 mortes foram registradas até o momento em decorrência do coronavírus, com mais de 30.000 casos diagnosticados. Contudo, o bloqueio está dando os primeiros sinais de funcionar. As curvas de contágio estão começando a baixar. Os decretos de isolamento são válidos até dia 3 de abril, quando a situação será revista. Até lá, a “pausa forçada” tem causado esse tipo de efeito na vida natural: em muitas cidades com ruas vazias foram registrados animais selvagens passeando, como patos nas fontes, javalis nas praças e golfinhos em portos.