No início de janeiro, o Oregon Freeze Dry, dono da marca de alimentos norte-americana para aventureiros Mountain House, notou que as vendas on-line começaram a aumentar. Os funcionários não ficaram tão surpresos; eles viram as vendas aumentarem durante o surto de SARS em 2002 e durante e após desastres naturais, como furacões. Mas então, em 30 de janeiro, depois que a Organização Mundial da Saúde declarou uma emergência global com o novo coronavírus, as vendas de alimentos liofilizados da marca aumentaram novamente.
+ Comidas que deveriam estar na sua lista de supermercado
+ Viagem marcada para países com casos de Coronavírus? Saiba o que fazer
De 19 a 26 de fevereiro, houve um aumento de 208,6% nas transações no site da Mountain House, em comparação com a semana anterior. Ano após ano, as vendas de fevereiro aumentam 1.093%. “Isso é diferente das coisas que vimos no passado”, diz Bruce Bechtel, diretor de marketing da Oregon Freeze Dry. Talvez seja porque os norte-americanos não sabem o que esperar – e muitos estão esperando o pior.
Na quarta-feira, a Costco, que vende pacotes da Oregon Freeze Dry para fornecer um ano de comida, removeu toda a categoria de refeições de emergência de seu site. Na sexta-feira, a Mountain House tinha uma nota em seu site dizendo que não estava recebendo novos pedidos. Então, você deve estar se perguntando, se esse é o apocalipse.
Acontece que tudo vai ficar bem. Ou, pelo menos, o sorvete liofilizado estará de volta em breve.
A Bechtel explicou a decisão de colocar o site da empresa off-line desta maneira: “Mais do que tudo, foi porque os pedidos estavam chegando muito rápido e estávamos preocupados em ter nosso estoque correto, porque os pedidos vinham de várias direções diferentes.”
O Oregon Freeze Dry mantém relacionamentos firmes com Costco, REI, Walmart, Dick’s e outros varejistas dos Estados Unidos há, em alguns casos, décadas. A prioridade número um é garantir que essas lojas tenham produtos em suas prateleiras. Ele acrescenta que a retirada do site da empresa também foi, em parte, uma medida para evitar o aumento dos preços de revenda, o que já está acontecendo com as máscaras.
Os alimentos liofilizados são conhecidos e usados por aventureiros, pois possuem grande prazo de validade, são fáceis de serem preparados, não sujam panelas e mantêm as principais características dos alimentos originais. Alimentos liofilizados são feitos a partir do processo de desidratação, onde estes são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido. Estes alimentos são armazenados em pequenos pacotes com algumas gramas de peso.