Esta semana vou falar de um equipamento que atualmente move minha vida: o remo. Usado em vários tipos de embarcação, é constituído por um cabo, pode ter uma ou duas pás, ser de vários materiais (alumínio, plástico, fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar) e originalmente era construído de madeira.
Esse equipamento essencial é uma das maneiras mais práticas de se locomover em cima da água. Na canoa e no stand-up, ele é usado com apenas uma pá e um cabo, em diferentes tamanhos.
Quando a canoa havaiana se tornou esporte de competição, há aproximadamente 60 anos, o tamanho da pá do remo estava relacionada com a performance: acreditava-se que, quanto maior fosse a pá do remo, mais eficaz a sua remada – e, consequentemente, mais rápido você seria. Com a chegada dos taitianos às competições, esse conceito mudou. Percebeu-se que, com a pá menor e o maior número de remadas, obtinham-se melhores resultados.
Até hoje os taitianos são os mais rápidos nas canoas – acredita-se que muito pela resistência dos havaianos em relação ao tamanho da pá do remo. Outro aspecto bem importante em relação ao equipamento é o tamanho do remo, um detalhe que pode mudar muito a performance do remador. Um remo fora de tamanho, por exemplo, pode causar sérias lesões, além de limitar o desenvolvimento do praticante. Hoje temos uma variedade enorme de remos, com diferentes conceitos e construções. Segue uma lista de links úteis e legais que podem ajudar a encontrar o melhor remo para você:
www.quickbladepaddles.com Espero que você encontre um remo ideal!
Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana.
Rema!: no stand-up paddle ou na canoa havaiana, o remo certo é fundamental
No stand-up, a teoria é a mesma. Para utilizar remos com pás maiores, mais força você terá que fazer. Dessa forma, principalmente para as mulheres, devem-se usar uma pá não muito grande, a fim de gerar mais velocidade com menos esforço.
www.kialoa.com
www.mudbrookracingpaddles.com
www.matero.com.br