Homem-aranha ataca prédio em Dubai


Alain Robert escalando o prédio mais alto do mundo (foto: Emmanuel Aguirre)

Em Dubai, na semana passsada, o francês Alain Robert escalou o edifício Burj Khalifa, o mais alto do mundo. A diferença é que, desta vez, o "homem-aranha", como é mundialmente conhecido, usou cadeirinha e corda. Além disso, ele tinha autorização para a escalada, que coincidiu com uma conferência educacional que acontece todos os anos naquela cidade. "Parte da minha mensagem é fazer com que as pessoas tentem inovar em todas as coisas que fazem", declarou ao jornal local Gulf News (gulfnews.com).

Ele mesmo mesmo inovou no novo desafio, já que, após chegar ao topo do prédio, não precisou se explicar para a polícia nem teve que pagar multa, como geralmente acontece. Em 2007, Alain foi expulso da China e, há cerca de três anos, quando escalou o edifício Itália, em São Paulo, ficou indignado por ter sido barrado algumas vezes pelas autoridades antes de finalmente realizar a façanha. "Dos cerca dos 80 prédios que escalei, só tive autorização para subir em uns dez", disse, na época.


Alain é detido em São Paulo

Apesar de a última façanha em Dubai ter sido permitida, e Robert ter usado equipamentos de segurança, nada pareceu fácil: o homem-aranha demorou mais de 6 horas para subir os 828 metros do Burj Khalifa, terminando a escalada quando já era noite.

Conforme reportou o site da revista Time, Alain entrará para o Guinness como a pessoa mais rápida a escalar o Burj Khalifa. Detalhe: ele é o único até hoje que tentou isso.


Veja outras escaladas do homem-aranha francês pelo mundo:

Em Abu Dhabi:

Em São Paulo:

Em Moscou:

Em Barcelona: