A Trilha Caminhos do Mar mostra um pouco da história de São Paulo e do Brasil. A caminhada de 9 km, somente ida, passa pela Estrada Velha de Santos e por monumentos históricos do século XVIII. E agora, a partir de 2 de fevereiro, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo, oferecerá também visitas autoguiadas.
+ Dicas para quem quer se arriscar nas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar
Mesmo podendo fazer a Trilha Caminhos do Mar sozinho ou em pequenos grupos sem um guia, haverá monitores ambientais disponíveis nos oito monumentos construídos em 1922, na comemoração do centenário da Independência do Brasil.
Um dos atrativos mais procurados da trilha do Parque Estadual é a Calçada do Lorena, de 1792, o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral.
Desde o surgimento no período colonial até a desativação da rota para veículos, em 1985, a Estrada Velha de Santos teve papel importante na formação da capital paulista. Era ela, antes da inauguração da rodovia Anchieta, em 1947, o trajeto obrigatório para quem se dirigia à Baixada Santista.
Mais sobre o núcleo Caminhos do Mar do PESM e seus atrativos você pode conferir aqui
Serviço PESM – Caminhos do mar Município: São Bernardo do Campo Rodovia SP-148 – Caminhos do Mar, km 42 Sábados, domingos e feriados Horários: das 8h às 11h30 Capacidade: 800 pessoas por dia, sendo 100 por horário. Ingresso: R$ 32 à venda neste link.