Nu com a mão na pedra


NATURISTA: "Ainda bem que eu trouxe minha sapatilha"

Por Mario Mele
Foto por Dean Fidelman

MÊS APÓS MÊS, É A MESMA COISA: escaladoras lindas marcam a passagem do tempo trajando nada além de sapatilhas. É assim o calendário Stone Nudes – Nus de pedra, em português –, que há oito anos traz imagens como a desta página, que compõe a edição 2008: retratos inéditos, em preto e branco, de mulheres nuas penduradas nas rochas.

A boa idéia foi do fotógrafo e escalador norte-americano Dean Fidelman, que em 1999 convenceu as primeiras escaladoras a encarar as rochas sem roupa para que ele fazer seus cliques. No ano seguinte, ele reuniu suas 12 melhores fotos num calendário que desde então vem deixando os dias e meses de muita gente mais alegres. “Uma das razões para eu amar fazer esse trabalho é que as fotos não ‘vendem’ nada além da plástica do movimento”, explica Dean. Segundo o fotógrafo, todas as modelos fotografadas são escaladoras, apesar de estarem em níveis diferentes na modalidade. “Algumas são profissionais, outras escalam apenas por hobby”, diz. Para ver outras imagens do calendário ou encomendar o seu, acesse stonenudes.com.

Além da fotografia, Dean se dedica à escalada há 37 anos. E, graças à junção das duas atividades, possui registros antigos de verdadeiras lendas dos paredões dos parques de Yosemite e Joshua Tree, como John Bacher, Jim Bridwell e John Long. Atualmente, Dean e John Long preparam um livro que contará a história dos Stonemasters, um grupo do qual faziam parte os melhores escaladores da Califórnia dos anos 70.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de janeiro de 2008)