Três pessoas morreram em um complexo de cachoeiras na cidade de Guapé, no Sul de Minas Gerais, após o local ser atingido por uma cabeça d’água, na última quarta-feira (01). Guapé é uma cidade de 14 mil habitantes que recebe muitos turistas devido ao lago de Furnas.
O incidente ocorreu no Parque Ecológico do Paredão. Devido às cachoeiras, o parque é bastante procurado principalmente no verão. Com as chuvas dessa época do ano na cabeceira dos cursos d’água, podem ocorrer as cabeças d’água, em que o volume de um rio ou cachoeira sobe repentinamente e de forma violenta. Um vídeo gravado no momento registra o rápido aumento do volume de água.
As buscas por eventuais desaparecidos ocorreram até o início da noite de ontem (01). Como a Defesa Civil não tem informações sobre pessoas que possam estar ilhadas ou outros desaparecidos, as buscas foram encerradas. Recorrentes nessa época do ano, as cabeças d’água são um fenômeno rápido: em minutos as margens são alagadas e a água vem com força violenta.
Segundo o G1, as vítimas eram da mesma família. Identificadas como Émerson Magalhães Couto, de 45 anos, Áurea Carvalho Magalhães, 39, e Dafne Carvalho de Magalhães Couto, 17, eram de Campos Gerais, no mesmo estado, e estavam na cidade a passeio. De acordo com relatos de mais visitantes do Parque Ecológico, as cachoeiras estavam cheias de turistas quando a água começou a subir.
Foram acionadas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Polícia Militar e dos bombeiros. Por conta da gravidade da situação, o Helicóptero Arcanjo, do Grupamento de Operações Aéreas, fez um pouco improvisado durante o transporte de um órgão e se dirigiu a cidade.
Leia também:
– Bombeiros procuram homem que sumiu em tromba d’água no Vale da Lua
– Aprenda a montar seu kit de primeiros socorros