Vento do delta


RARO: Kitesurfista veleja no Delta do Parnapiba

Por Cassio Waki

Em apenas 66 quilômetros de extensão, os piauienses têm o privilégio de ter um dos três deltas em mar aberto no mundo, o Delta do Parnaíba, com condições ideais para velejar, principalmente de agosto a janeiro, quando os ventos são de sudeste (do mar em direção à praia). Foi ali que aconteceu o 1º Piauí Kitesurf.

Na praia do Coqueiro, cerca de 50 surfistas-velejadores aproveitaram os ótimos ventos – que apareceram com toda a força somente no domingo, já que no dia anterior a velocidade atingia somente os 7 nós ou 13 km/h, quando são necessários de 22 a 28km/h para a pipa ganhar força e puxar os praticantes – para encarar a prova. Com média de 25km/h, os velejadores-surfistas puderam aproveitar as ondas e a velocidade do vento para caprichar nas manobras do Free Style.

O vencedor da primeira edição do torneio foi o paulista Miler Morais, que bateu o francês Mathieu Grecut. “Acho que venci pela estratégia. Vi que as ondas aumentaram e troquei de pipa. Deu certo”, disse o campeão, que foi vice-mundial em 2005. Entre as mulheres, não teve pra ninguém e as piauienses Mariana Araújo e Tiara Ibiapina conquistaram 1º e 2º lugares, respectivamente. Em setembro, o kitesurf profissional volta ao litoral piauiense para a terceira etapa do Campeonato Brasileiro.


(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de agosto de 2006)