Por Cassio Waki
Foto por Juliana Cunha
Marreco deu um salto da mesa de ping-pong, onde estava sentado, entrou no meio da roda e reproduziu os movimentos de uma manobra. “É assim que se faz, pô!”, finalizou o wakeboarder tetracampeão nacional, vice-campeão mundial júnior e único brasileiro a disputar o Pro Tour, circuito norte-americano profissional, enquanto era observado por seus colegas. Luciano Rossi, 20 anos, não deixou barato, foi para o meio do grupo e reproduziu outra série de movimentos. “Tá, mas esse vale bem mais”, cutucou.
Noite adentro os profissas do wake nacional formavam essa roda descontraída, cheia de desafios e marras para acalmar um pouco o nervosismo das filmagens que começariam no dia seguinte. Pela primeira vez na história nacional os melhores do wakeboard tupiniquim estavam reunidos numa trip para protagonizarem o primeiro documentário sobre o estilo de vida do esporte e, claro, o potencial e a habilidade dos atletas.
Higara’s foi rodado numa casa às margens da Represa do rio Jaguari, em Igaratá, interior paulista, um dos locais de treino preferidos do grupo. “Foi tudo feito na raça. Sem patrocínio as coisas ficam mais difíceis, mas conseguimos contornar com um bom trabalho em equipe”, revela Karsten Baumgartl, 21 anos, wakeboarder, diretor, produtor, idealizador e proprietário da Vala Pictures. “Para nós, o documentário é um início para divulgar o wake e quem faz o esporte”.
“Participei e incentivei o documentário porque sei que vai dar certo e é superimportante divulgar o esporte”, conta o Marreco, que é o apelido de Marcelo Giardi (Oakley/Sundown/Wake na Veia), 23 anos, há cerca de 10 no cenário nacional. “O grupo se envolveu, evoluiu e, com certeza, todos nós nos divertimos muito”. Entre os dias 13 e 16 deste mês, Marreco irá representar o Brasil no Mundial de Wakeboard na Austrália e, em 2006, pretende passar uma temporada em Orlando, EUA, a meca do wake.
Para conferir o resultado das filmagens dessa wake trip histórica é preciso agüentar até o mês que vem, quando Higara’s será lançado. Enquanto isso, você pode fuçar o site www.vala.com.br e dar uma olhada nas fotos e curiosidades do making of.
(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de novembro de 2005)
DE LADO: Luciano Rossi faz manobra na represa do rio Jaguari