Por Cassio Waki
Ela começou a ser construída há mais de dois mil anos para barrar invasores e até o mês passado ninguém tinha conseguido transpor seus limites sem consentimento dos donos. Mas no dia 9 de julho, o skatista americano Danny Way, 28 anos, conseguiu saltar a única construção humana que pode ser vista da lua a olho nu, a Muralha da China. Não se sabe ao certo quem foi o primeiro a ter a brilhante idéia de pular a bendita, mas registros mostram que cinco haviam tentado o feito, porém em vão – em 2002, um ciclista caiu feio e perdeu a vida ao tentar se tornar o primeiro ser humano a conseguir.
Ignorando as estatísticas, Danny venceu o desafio Quiksilver Great Wall of China MegaRamp Jump já na segunda tentativa. Ele passou os 20 metros de largura da muralha em frente ao portão Ju Yong Guan, construído há cerca de três mil anos – a muralha é vários outros muros –, com o auxílio de uma rampa de 37 metros de altura e outra, para “pousar”, de 10 metros. Detalhe: ele ainda deu um 360º para humilhar seus antecessores. “Quando cheguei ali no topo meu coração queria sair pela boca”, disse Danny após o mega salto. “Não era um playground para fazer manobras, era a maior rampa que meus olhos já tinham visto nesses meus 28 anos de skate”.
Não é a primeira vez que o skatista vence um desafio insano. São dele os recordes mundiais de maior distância (24 metros), conquistado no X Games 2004, e o de altura (7,14 metros), no Point X, em 2003. Os organizadores apontam que Danny atingiu uma altura ainda maior em seu salto sobre a Muralha, mas, como não conseguiu pousar em pé, a marca não pode ser homologada. Também pudera, no dia anterior ao desafio, o skatista havia torcido um dos tornozelos. Para conferir em vídeo a façanha de Danny Way acesse o site www.dannyway.com.
(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de agosto de 2005)
DECOLANDO: O americano Danny Way salta a Muralha da China