Sandália Zilch da Teva: leve, pero no mucho

Projetada para ser uma das sandálias esportivas mais minimalistas já criadas, a Zilch da Teva é tão flexível que dá para dobrá-la no meio. Uma sola fina, uma palmilha e tiras de velcro compõem todo o seu design, que ganhou nova cara este ano – tornando-se ideal para viajantes e mochileiros que querem eliminar peso extra.

As sandálias vêm em modelos masculinos e femininos e são feitas para todos os usos outdoor: uma caminhada leve, atividades na água ou só ficar no acampamento dando um relax.

Para os viajantes, seu tamanho pequeno poupa espaço. Os mochileiros e campistas podem levá-las para uma volta pela mata e esquecerem que ela está ali.

Eu testei o modelo Zilch este mês e fiquei de modo geral bem contente com a sandália nos meus pés. Com suas tiras ajustáveis e palmilha confortável, ela se mostraram bem firmes durante minhas atividades outdoor por aí.

A sola e tão fina e flexível que se dobra quando você pisa num graveto. Não há praticamente nenhuma absorção de choque ou acolchoamento – uma sensação minimalista que você ou vai adorar ou odiar.

Há um leve desenho de pneu de borracha na sola para dar a firmeza adequada à passada em terrenos molhados e secos. Todos os materiais são sintéticos, e não há nada na sandália que possa ficar encharcado na água.

As sandálias são bem leves, mas nada fora do normal. No meu tamanho 44, cada sandália pesa cerca de 225 gramas, deixando um par com menos de meio quilo. Isso é mais pesado que um chinelo normal, mas ainda é menos que as sandálias para esportes com protetor de dedos, tiras grossas e solas duras.

O conforto não é a principal prioridade da Zilch. As tiras são finas e sem acolchoado, e suas pontas não são arredondadas. Cuidado ao ajustá-las ou elas vão ficar incomodando.

Outro ponto fraco: a alça de tecido feita para o dedão não fica firma. Em uma caminhada, quando a ponta da sandália batia em alguma coisa, meu dedão escapava da tira. Era irritante ter que parar para colocá-lo no lugar.

A Teva está vendendo a Zilch por US$ 80 (nos Estados Unidos). É bem mais caro que um simples chinelo, embora como substituto de uma sandália esportiva para caminhadas ou atividades em rios, a Zilch não esteja à mesma altura. Com a Zilch, a Teva oferece um meio-termo entre esses dois extremos.

–Stephen Regenold escreve sobre equipamentos outdoor no endereço www.gearjunkie.com.