Bravura russa


CORAGEM: Primeiro salto do lado italiano do Mont Blanc

Foi preciso subir o paredão de Grand Angle d’Pilier, no Mont Blanc, e alcançar parte da famosa via “Divina Providência” para chegar ao ponto de decolagem. Mas valeu a pena. Depois disso, foi só curtir os 35 segundos de queda livre em 800 metros e aterrissar na geleira Brenva. No mês passado, o base-jumper russo Valery Rozovaos, 46, tornou-se o primeiro atleta a saltar da encosta italiana do Mont Blanc. Segundo ele, "ser o primeiro a fazer um salto do lado italiano e desta magnífica montanha não é apenas uma experiência fantástica, mas também uma grande honra”.

O site Planet Mountain explicou que o salto foi curto e extremamente técnico devido ao vento na altitude. Valery escalou o monte junto com seu parceiro Alexander Ruchkin; o guia de montanha David Authermann e Thomas Senf, o fotógrafo.

O russo traz no currículo uma série de proezas espetaculares. Em 2009, se lançou de um helicóptero em direção a uma cratera do vulcão Mutnovsky, em Kamchatka, na Rússia. O cara também conquistou fama como medalhista de ouro dos X Games e já realizou mais de 8.000 saltos.

Confira abaixo o vídeo desse novo recorde: