Brad Gobright, um talentoso escalador que se destacava no estilo solo e tradicional, morreu na quarta-feira (27), no México, enquanto escalava em El Potrero Chico.

O norte-americano tinha acabado de escalar a via El Sendero Luminoso e estava fazendo rapel simultaneamente com companheiro de cordada, Aiden Jacobson, 26, sem nós no final de corda, quando eles caíram. De acordo com relatos, Brad Gobright morreu depois de cair de uma altura de aproximadamente 200 metros. Aiden teve mais sorte de parar em uma borda, e feriu o tornozelo direito e sofreu contusões da queda.

+ Alex Honnold ajuda no resgate da escaladora Emily Harrington em Yosemite

Aos 31 anos, Brad era menos divulgado e, portanto, menos conhecido do público em geral, mas competiu com Alex Honnold em solo e escalada de velocidade. Em 2017, ele havia baixado o recorde na via “The Nose”, no El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, em 2h19, depois derrotado por Caldwell/Honnold. Naquele dia, Brad foi acompanhado por Jimmy Reynolds, e eles produziram um incrível timelapse do feito.

Alex Honnold reagiu às notícias da morte de Brad através de uma mensagem em sua conta do Instagram, incluindo: “Estou triste por Brad e sua família. Isso é terrível. Brad era uma verdadeira jóia. Apesar de todos os seus pontos fortes e fracos (como seus dedos incrivelmente fortes, ou o fato de ele morar em um Honda Civic …), ele era realmente um cara legal. Não há realmente mais nada a dizer. Eu estou triste. O mundo da escalada perdeu uma luz real. Descanse em paz… “