Um pirarucu, peixe típico da Amazônia, foi encontrado flutuando em um lago na Malásia. O peixe tinha aproximadamente 2,5 metros de comprimento e pesava 108 quilos.

O pirarucu foi encontrado morto no lago, o que gerou um grande mistério. Uma teoria, de acordo com o The Mirror, é que o pirarucu estava sendo mantido como animal de estimação antes de ser liberado depois de crescer muito.

+ Pesquisadores encontram pela primeira vez plástico no estômago de peixes da Amazônia
+ 50 chifres de rinoceronte são apreendidos na Malásia

Um homem que estava correndo próximo ao lago que fica na ilha de Bornéu, notou o animal flutuando.

Moradores arrastaram o pirarucu para fora da água. No momento, a causa da morte do peixe de aproximadamente 12 anos de idade é desconhecida, entretanto, uma autópsia foi iniciada para determinar o motivo.

O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil e pode chegar a três metros e vinte centímetros, pesando até  330 kg. É um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24ºC a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.