Já saiu a lista filmes nacionais selecionados para a edição deste ano do Festival Rocky Spirit, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Foram avaliados 183 filmes, sendo 53 deles documentários “made in Brazil”, comprovando que a nossa produção não para de crescer e se desenvolver. Confira abaixo os seis filmes que vão integrar a programação oficial da 9ª edição do Rocky Spirit:

1. A Trilha, de Edinho Ramon e Bia Carvalho

a_trilha

O que motiva uma pessoa a caminhar por mais de 4 mil quilômetros nas cristas das montanhas? Curiosos pela resposta, Bia e Edinho percorreram a Pacific Crest Trail fazendo uma série de entrevistas: trilheiros, acompanhantes e os anjos da trilha contam e mostram a PCT de dentro. “A Trilha”, filmado e produzido por Bia e Edinho, acompanha algumas historias incríveis durante essa jornada inesquecível.

2. DNA Para Voar, de Fabio Benvenuti

dna_voar

Richard Permin desafia a definição do que é esquiar e desce, de esquis, telhados de edifícios na França. E isso é só o começo do dia.

3. Seres Noturnos, de GOMO

Seres Noturnos é o filme de estreia dos irmãos Caio e Pedro Gomes, apaixonados por cinema e escalada. Ele mostra como o verão carioca forçou algumas criaturas a sofrerem mutações para conseguirem continuar praticando seu esporte favorito, o boulder (escalada em rochas mais baixas, mas super técnicas), apesar das altas temperaturas. Os quatro seres deste filme – os escaladores Felipe Ho, Glauce Ibrahim, Luana Riscado e Mateus Martins – mostram as dificuldades e as vantagens de trocar o dia pela noite.

4. Togumi, de Bob Lucas

togumi

Resistência e persistência são pontos mais que indispensáveis para um atleta – pontos esses que definem Sidney Togumi e o tornam uma referência como treinador/atleta brasileiro de trail running e ultra trail. Neste filme, vamos acompanhá-lo em sua jornada ao longo dos 339 quilômetros (com mais de 30 mil metros de desnível positivo!) da ultramaratona de montanha Tor des Géants, na Itália.

5. Julietti, de Wiland Pinsdorf

Juliana viveu normalmente e praticou montanhismo com seu marido, Guilherme, por muitos anos, até uma rara síndrome neurológica tirar a coordenação de seus movimentos. Foi aí que Guilherme desenvolveu uma cadeira de rodas especial, carinhosamente batizada de Julietti, e disse: “Onde você quiser ir, eu te levarei”. Neste emocionante filme, acompanhamos a tentativa de Juliana e Guilherme de estabelecer um novo recorde: a primeira ascensão de uma montanha de mais de 6 mil metros por uma pessoa em cadeira de rodas.

6. Simagere, de Alex Ribas

Simagere significa “Espírito da Vida” no dialeto de Mentawaii, na Indonésia. O brasileiro Bruno Santos, um dos melhores surfistas do mundo, mudou-se para Bali com sua família buscando exatamente esse sentido, indo viver um tempo em um resort de surf que fica bem no pico de uma das melhores ondas do mundo. Com coragem, aceitou o risco de tentar uma vida nova em um lugar totalmente diferente.